terça-feira, 11 de maio de 2010

Gabinetes de Saúde Juvenil do IPJ com novas valências



O Programa Cuida-te tem por objectivo promover a Saúde dos mais jovens e sensibilizar para estilos de vida saudáveis, permitindo aos jovens desenvolver competências de forma global e integradora, ao nível da saúde sexual e reprodutiva, nutrição, exercício físico e de prevenção de consumos nocivos.
São parceiros do Instituto Português da Juventude no Programa Cuida-te:
Administrações Regionais de Saúde, o Centro Hospitalar Lisboa/ Norte, a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, a Direcção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a Direcção-geral de Saúde, o Instituto da Droga e da Toxicodependência, o Instituto de Desporto de Portugal e o Instituto Português do Sangue.
Os Gabinetes de Saúde Juvenil (medida 4 do Programa Cuida-te) são espaços de atendimento e aconselhamento gratuitos, anónimos e confidenciais, que contam com técnicos especializados em diversas áreas.
No Algarve existem dois Gabinetes de Saúde Juvenil, um na Direcção Regional do Algarve do IPJ na Rua da PSP em Faro e outro na Loja Ponto JA de Portimão na Rua Pé da Cruz.
Além da área de psicologia assegurada por psicólogos voluntários, os jovens têm agora também ao seu dispor atendimento nas áreas da nutrição e exercício físico, saúde sexual e consumos resultante de parcerias com o Conselho Nacional de Juventude - CNJ e com a Associação de Planeamento Familiar – APF, respectivamente.
Para terem acesso aos horários dos Gabinetes de Saúde Juvenil os interessados podem telefonar para o IPJ através do telefone 289 891820 ou consultar o portal www.juventude.gov.pt