terça-feira, 11 de maio de 2010

Lagos recebe Nacional de Pista de Patinagem de Velocidade




Terá lugar na Pista da Escola Secundária Júlio Dantas o Nacional de Pista de Patinagem de Velocidade, para os escalões de Cadetes e Seniores na época 2010, organização da Federação de Patinagem de Portugal e do Roller Lagos C.P. O Campeonato Nacional disputar-se-á no último fim de semana de Maio, com três jornadas, dia 29 de Maio – Sábado, a partir das 10h, a primeira, de tarde a partir das 15h a segunda, para terminar no domingo, dia 30 de Maio, numa sessão matinal com início pelas 9h.
Neste Campeonato Nacional estarão em disputa dezasseis títulos de Campeão Nacional
Individual, quatro em cada escalão/sexo, quatro em provas de estafetas e quatro colectivos, nas classificações acumuladas por equipas.
O evento abre com as provas de apuramento, contra relógio – 300m e séries de 500m e 1Km, para na parte da tarde se realizarem as finais da velocidade e as finais directas das provas de fundo – 3Km/5Km/10Km e 15Km. Serão no domingo de manhã as provas de estafetas e a entrega de prémios às equipas Campeãs Nacionais em cada escalão.
A entrada é livre e prevê-se a presença de uma centena de patinadores de quinze clubes, até porque em simultâneo se disputa a Taça Nacional de Escolares e Infantis (patinadores entre os 5 e os 10 anos).
A emoção e as altas velocidades (os patinadores atingem os 50Km/h) vão estar presentes em Lagos durante um fim de semana a não perder, onde as maiores figuras serão os Campeões Europeus – Martyn Dias e Diogo Marreiros, do Roller Lagos C.P., Emanuel Fernandes, um dos melhores velocistas europeus – 12º na Alemanha em Abril último e Ricardo Esteves – A.D.A. Canelas, recente Campeão Nacional de Estrada nas provas de velocidade, em Seniores Masculinos.
A nível Feminino as atletas da Madeira – C.C.D.R Prazeres nos Seniores e Cadetes– Andreia Canha e Dina Rodriguez, a vice campeã europeia de cadetes em 2008 – Elisabete Batalim, também do Roller Lagos e ainda a 8ª europeia de 2009 – Marta Nunes do Clube de Patinagem de Beja, agora a viver e a treinar na Bélgica, serão as figuras em maior destaque.