segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vitorino acusa Macário de "embuste eleitoral"


José Vitorino, líder do movimento cívico CFC - Cidadãos Com Faro no Coração e ex-presidente da autarquia farense, acusou hoje Macário Correia de "embuste eleitoral" por ter "aumentado impostos e taxas, ao contrário do que prometeu na campanha eleitoral".
Em conferência de imprensa para fazer um "balanço dos seis meses de mandato da maioria PSD na Câmara de Faro", Vitorino divulgou o que chamou de "31 pecados contrários às promessas e compromissos eleitorais" de Macário Correia.
O ex-edil assumiu o "direito à oposição" do seu movimento, que elegeu a deputada Rosa Valente para a Assembleia Municipal, e repetiu por diversas ocasiões na conversa com os jornalistas o termo "embuste eleitoral", referindo-se ás "promessas eleitorais incumpridas" de Macário Correia.
"Foram muito fortes os aumentos da água, saneamento e resíduos sólidos. Foram brutais as subidas das taxas, chegando a atingir 10 vezes mais. Em geral sobem 30 a 40 %, sendo mais de 700 taxas", apontou José Vitorino, reafirmando a sua "defesa das requalificações, contra as demolições" das casas da Ria Formosa, segundo o antigo autarca, "ao contrário do actual presidente da Câmara de Faro, que nunca teve uma posição defenida nos Hangares ou na Praia de Faro", recordou o político enquanto lamentava a "confusão total" sobre a construção do porto de recreio exterior de Faro, "com os responsáveis do IPTM a afirmarem uma coisa e a Câmara a afirmar outra".
No encontro com os jornalistas José Vitorino não teve dúvidas em classificar de "muito negativos os seis meses de mandato da maioria PSD na Câmara de Faro, onde é utilizada frequentemente a prepotência, incompetência, má fé, atentado às liberdades e ilegalidades em vez de legalidade, participação, diálogo e respeito pelas instituições e oposições, tentando desvalorizar o papel da Assembleia Municipal, inacreditável 36 anos depois de Abril", assumiu.
Vitorino foi mais longe ao acusar Macário de "dispensar pessoal da Câmara de Faro para ir buscar boys e girls a Tavira".
O ex-presidente foi ainda mais contundente quando garantiu estar o CFC a desenvolver "contactos com a PSP para apurar da veracidade da colocação de polícias à paisana numa reunião de Bombeiros e na Assembleia Municipal", situação que, a ter acontecido, Vitorino considerou "o pecado capital dos 31 restantes" que o ex-presidente da Câmara de faro afirma terem sido "cometidos pela actual maioria na Câmara".