segunda-feira, 26 de abril de 2010

São Brás de Alportel desafiou a uma volta ao mundo a passo de dança





O I Festival de Danças do Mundo de São Brás de Alportel, no passado sábado, 24 de Abril, levou os espectadores a uma verdadeira Volta ao Mundo… a Passo de Dança!
Com partida às 21h30, no Cine-Teatro São Brás, a viagem ligou Portugal ao Oriente... passando por África e dando um saltinho às Américas... do folclore à dança do ventre... passando pela kizomba, pela salsa, pelo samba, pelo tango e ainda com uma incursão por ritmos do leste europeu e com sevilhanas...
Mais de meia centena de artistas subiu ao palco do Cine-Teatro para dar a conhecer os ritmos e as danças que reflectem tradições e revelam em parte a história e as raízes culturais de diferentes povos.
O embarque foi feito em Portugal ao som do Folclore Tradicional. Embalado pelo ritmo do corridinho do Rancho Típico Sambrasense, o percurso seguiu até à Europa do Leste, onde as Danças Tradicionais Romenas e Moldavas demonstraram leveza nos passos e intensidade dos cantares típicos do Leste Europeu. A aventura seguiu até ao Oriente com o Grupo Mirsalah. Aqui as Danças Orientais deixam transparecer a arte de trabalhar o corpo, a sensualidade e a harmonia de movimentos que acompanham a música como se fossem um só…
A quarta paragem regressou à Europa com a intensidade das Danças de Salão, pelos alunos do Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense. A passo de tango, os espectadores chegaram à Argentina, para assistir a um espectáculo único pelos alunos da Companhia de Dança “The Stream”. Originário da cidade de Buenos Aires, o Tango invoca sentimentos de nostalgia, paixão, desencontros amorosos e traição, numa dança muito expressiva.
O Grupo de Flamenco Aire conduziu o público até à bonita cidade de Sevilha para apreciar Sevilhanas, O Flamenco envolve todo um estilo musical, fortemente influenciado pela cultura cigana e pela música mourisca. Originalmente apenas cantado, o flamenco ganhou mais tarde o acompanhamento de guitarra, palmas, sapateado e dança.
África foi a paragem seguinte, com a Academia Free Dance, ao som da Kizomba. Natural de Angola, a Kizomba caracteriza-se pela sensualidade e cumplicidade que envolve os dançarinos, ao som de ritmos quentes e apaixonantes.
Na recta final desta volta ao mundo, os espectadores cruzaram o oceano para chegar ao Brasil, terra de Vera Cruz e de Samba, um ritmo nacional que é por excelência símbolo maior da identidade cultural de um povo. Da América do Sul à América do Norte o 1º Festival de Danças do Mundo encerrou ao ritmo da Salsa, com a actuação de Inês Pereira, da Academia Free Dance e Lino da Academia de Salsa do Algarve. Com raízes nos ritmos cubanos, a salsa desenvolveu-se sobretudo nos anos 60 e 70 por imigrantes nos Estados Unidos e é na actualidade um dos ritmos mais populares em todo o mundo.
O I Festival de Danças do Mundo de São Brás de Alportel, organizado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sob coordenação com junta do Gabinete de Animação Cultural e do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, encerrou com chave de ouro o Mês da Dança 2010, numa edição dedicada à interculturalidade.
Ainda neste âmbito, tiveram lugar ao longo do mês workshops de dança “Ao Ritmo do Mundo”, para aproximar povos e culturas, porque a dança bem pode ser uma ponte intercultural.
Até ao final do mês, no Átrio do Cine-Teatro São Brás, está patente a exposição “Trajes do Mundo” fruto de uma colaboração com o CLAII (Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes) de Portimão.