segunda-feira, 26 de abril de 2010

Em São Brás de Alportel “Dias de Abril” relembraram o poder da Liberdade



O município de São Brás de Alportel celebrou a Revolução dos Cravos com um conjunto de actividades destinadas a relembrar as conquistas do 25 de Abril.
As actividades tiveram início no passado dia 19, pelas 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a Sessão Especial da Universidade Sénior dedicada à Revolução de 25 de Abril, que contou com participação de um “professor” muito especial… o Almirante Martins Guerreiro, um Capitão de Abril que veio a São Brás de Alportel contar na primeira pessoa as emoções desse marco da nossa história.
A liberdade de expressão ganhou forma no Ateliê Pássaros da Liberdade, no dia 20, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, orientado pela artesã Janica, no qual tiveram os participantes a oportunidade de trabalhar em cerâmica e construir com as próprias mãos criações alusivas à Revolução. Um momento de criatividade, onde a partilha de ideias e opiniões deu origem à arte.
As palavras continuaram a manter acesa a chama da liberdade no VIII Festival de Narração Oral “Contos da Liberdade”, nos dias 22, 23 e 24, nos jardins da Biblioteca Municipal. Inês Mestrinho e Celso SanMartin foram os contadores de deste festival, que tem por objectivo sensibilizar as gerações mais novas para a importância da liberdade de expressão, através de contos e histórias educativas.
No dia 25, a manhã iniciou com a cerimónia de hastear da bandeira, pelas 10h00, nos Paços do Município, com a participação da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Seguiu-se a inauguração da Exposição “Expressões de Abril”, no Centro de Artes e Ofícios.
Uma exposição de pintura que nasceu de uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, com o apoio da Câmara Municipal, que consistiu num desafio artístico lançado às associações do município. Imprimir na tela as expressões de Abril foi o desafio proposto, ao qual aderiram cerca de 2 dezenas de associações, com trabalhos extraordinários, sob as mais diversas técnicas e materiais. Uma forma diferente de reflectir sobre a Revolução dos Cravos, com diversas perspectivas sobre o que foi e o que representa na actualidade este importante marco de mudança.
O Grupo Desportivo e Cultural de Machados celebrou também o dia da liberdade com o tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, seguido de almoço convívio. A noite culminou com mais uma emocionante Noite de Fado no Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

O Programa Comemorativo “Dias de Abril”, organizado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em colaboração com a Junta de Freguesia e associações locais, pretende relembrar através das mais diversas formas de expressão os direitos e deveres alcançados em 1974. Passados 36 anos, a Revolução de 25 de Abril continua a ser um exemplo de luta por uma sociedade mais justa e igualitária, cuja memória se deve manter viva….