terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tavira: DIA MUNDIAL DO ANIMAL - ÁGUIA “RITA” VOLTOU PARA O AMBIENTE

O dia 4 de Outubro, é dedicado a São Francisco de Assis, patrono da ecologia e dos animais. Na cidade do Gilão, o Canil de Tavira, organizou duas acções, dedicadas aos alunos das Escolas do Ensino Básico e Infantários. A primeira acção, no período da manhã, teve lugar no Jardim do Coreto, com demonstração de busca e salvamento pelo Grupo Cinotécnico da Polícia de Segurança Publica do Comando Distrital de Faro.
No período da tarde, a acção decorreu no Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Conceição de Tavira. Aí perante a alegria das crianças, a equipa Cinotécnica do Destacamento de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, procedeu à demonstração de busca. No rosto dos pequeninos da Conceição de Tavira era visível a alegria.
O Técnico da RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa, Thijs Vialkenburg, andou a mostrar às crianças a Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que recuperada dos ferimentos, foi lançada para o ambiente. Thijs Vialkenburg, referiu-nos que a águia foi encontrada no dia 11 de Agosto, perto da Sinagoga pela D.. Sílvia que a entregou ao RIAS. “Tratamos da águia que tinha uma ferida na asa e outra na pata e agora, dois meses depois estamos a devolvê-la à natureza, com o nome de Rita.
- É muito vulgar aparecerem aves destas que estão em extinção? - Nós recebemos diariamente aves e outros animais selvagens, uns mais raros que outros. Nós só tratamos de aves. Tratamos e devolvemos à natureza. Esta acção dirigida às crianças tem a finalidade de as sensibilizar para quando encontrarem aves feridas na rua, saberem onde as levar. - Ainda à pouco lançaram uma outra águia num outro ponto do Algarve. - Sim foi em Sagres.
O Presidente do Município, Jorge Botelho, que ajudou a lançar a águia, disse.nos que a melhor sensação foi a de ver a águia voar em direcção à natureza. “Foi uma acção pedagógica. Os miúdos viram a ave voar. Demos a conhecer aos miúdos que é possível tratar os animais, nomeadamente os selvagens e pô-los em liberdade. Nós temos de ver estas boas práticas quando as Forças de Segurança se juntam a nós e aqui estavam os Sapadores Florestais e a GNR, além de outras entidades. A actuação da Equipa da GNR foi para mostrar que devemos ter respeito pelos animais. O Município de Tavira tem respeito pelas pessoas que s Ao zeladoras de animais, protectoras de animais e que têm animais em casa – porque isso faz parte da cultura de cada um – e que os tratam bem”.
Nota: Por se tratar de crianças, pedi aos professores do Ensino Básico para tirar fotografia à sua bancada. Foi negada a autorização e dito que os pais de três ou quatro não autorizavam que os filhos ficassem em fotografias para publicar na C. S.. Mandar retirar as mesmas, podia parecer exclusão e magoar as crianças. Compreendo a posição senhores Professores, mas não entendo: Umas dezenas de crianças ficaram privadas de, eventualmente, amanhã, recordarem onde estiverem neste dia. Não terão ficado chocadas? As crianças estavam devidamente enquadradas, num espaço público. O que pretendia era uma fotografia do grupo não individualizada. Com as crianças do Infantário não houve qualquer problema o que agradeço. Que alegria sinto, quando alguns pais me lembram: Sr. Geraldo, lembra-se quando me tirou a fotografia, com a idade dele (8 – 10 anos) e colocou no jornal. Ainda o tenho guardado… Geraldo de Jesus