terça-feira, 4 de outubro de 2011

2º Festival de Observação de Aves de Sagres foi um sucesso

Decorreu de 30 de setembro a 2 de outubro, a 2ª edição do maior evento nacional dedicado à observação de aves. Tal como em 2010, os resultados obtidos foram muito positivos, tendo superado as expectativas da organização em diversos aspetos. Os resultados não podiam ter deixado a organização mais otimista, mais de 700 participantes e 116 aves avistadas são mais do que razões para ansiar a 3ª edição.
Em relação a 2010, o número de visitantes estrangeiros aumentou significativamente, tendo sido identificados turistas provenientes de países em que a atividade de birdwatching está bastante desenvolvida, nomeadamente, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, França e Espanha, que chegaram em grupos organizados ou individualmente. Nesta edição conseguiu-se envolver um maior número de agentes empresariais da região, tanto da restauração e alojamento, como da animação turística, tendo todos recebido turistas e, nalguns casos, tendo mesmo esgotado os serviços que disponibilizaram durante o festival. Desde o primeiro dia em que foi anunciado, que o evento foi alvo de atenção por parte dos media nacionais, regionais e mesmo internacionais. Foi o resultado do elevado interesse que a atividade em si desperta junto do público, generalista, dos amantes da natureza e especialistas de aves. A presença de jornalistas estrangeiros durante o festival proporcionou que mesmo após o seu encerramento, este venha a ser divulgado posteriormente, destacando os valores naturais da região e resultando num convite antecipado para a edição de 2012. Este ano o número de visitantes superou a edição do ano passado, tendo participado mais de 700 pessoas dos quais se contam muitos estrangeiros, portugueses de várias partes do país, alunos universitários, escolas da região, um grupo sénior, um grupo de portadores de necessidades educativas especiais e diversos residentes do Município que se mostraram interessados na iniciativa. Ao longo dos 3 dias do evento foram realizadas 83 atividades, quase todas esgotadas.
Superou-se ainda o número de espécies de aves observadas durante o festival do ano passado, tendo este ano sido registadas cerca de 116, enquanto que em 2010 apenas tinham sido observadas 105. Destaque especial para as 16 espécies de aves de rapina e as 14 marinhas registadas e ainda, a observação de uma ave bastante rara no Algarve e em Portugal – o Codornizão – hoje quase extinto do território nacional e em vários países europeus. Por tudo isto, a organização do Festival de Observação de Sagres, promovida pelo Município de Vila do Bispo em parceria com as associações SPEA e Almargem, estão bastante satisfeitas com os resultados, tendo já iniciado os trabalhos de preparação da 3ª edição, que irá decorrer em 2012, pela mesma altura do ano!. O evento contou com a parceria do Turismo do Algarve, Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Strix – Ambiente e Inovação e da Associação Rias, e teve o apoio de diversas instituições importantes para a sua concretização, em particular da Sagres, Ecoinside e Ubiwhere que patrocinaram várias componentes do festival. Contou ainda com as seguintes empresas locais: Martinhal Resort, Memo Baleeira, Pousadas de Portugal, Navigator ApartHotel, Apartamentos Turísticos 4 Ventos, Apartamentos Sagres Time, Hotel Mira Sagres, Mar Ilimitado, Cape Cruiser, Walk in Sagres e Sagres T-Shirts. O evento foi co-financiado pelo PO Algarve, no âmbito do projecto Via Algarviana 2 que é liderado pela Associação Almargem.