domingo, 9 de outubro de 2011

PROJETO EUROPEU DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TRAZ COMITIVA A ALBUFEIRA

Município acolheu grupo internacional de docentes em formação em TIC
Uma comitiva composta por cerca de 15 coordenadores do projeto europeu “As TIC na formação de Adultos/ Professores”, em representação dos sete países parceiros de Portugal, foi esta sexta-feira recebida pelo vice-presidente do Município José Carlos Rolo. A visita à Câmara Municipal fez parte do roteiro traçado para o quinto encontro entre os docentes e convidados, que têm realizado ações de formação em cada país membro. Espanha, Turquia, Lituânia, Roménia e Portugal foram os primeiros destinos deste grupo, que pretende aprofundar o conhecimento em relação à formação de professores para o uso das novas TIC- Tecnologias de Informação e Comunicação. Itália e Polónia serão os próximos parceiros a receber a comitiva internacional.
Albufeira foi o município português escolhido para acolher a iniciativa, coordenada a nível regional pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Albufeira Lagoa e Silves. “O nosso Centro de Formação concorreu a este projeto europeu em parceria com sete países. Em cada visita, estudamos temas relacionados com a temática das TIC, realizamos apresentações, procedemos à avaliação de cada trabalho, e procuramos disseminar o projeto”, explica Filomena Rua, diretora do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Albufeira Lagoa e Silves. Entre os dias 3 e 8 de outubro, os coordenadores visitaram os locais mais emblemáticos da cidade, com destaque para as praias, Centro Antigo e alguns equipamentos escolares e desportivos. “Todos eles teceram grandes elogios à gastronomia, à hospitalidade da população, à beleza das praias, ao clima e ao fado”, referiu Filomena Rua.
Durante a visita à autarquia albufeirense, José Carlos Rolo deu a conhecer as competências da Câmara Municipal ao nível da Educação, os apoios concedidos (alimentação, transportes, conservação e manutenção dos edifícios, contratação de pessoal não docente, aquisição de livros e material escolar, acompanhamento psicopedagógico dos alunos) e os projetos que desenvolve em parceria com as escolas. “Temos procurado criar as melhores condições para a boa formação das nossas crianças e jovens, o que se traduziu num aumento significativo do parque escolar, somado a um conjunto de atividades complementares”, destacou o vice-presidente, acrescentado que “todas as salas da educação pré escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho estão equipadas com quadros interativos, aproximando os mais pequenos das TIC”.