domingo, 9 de outubro de 2011

Albufeira aposta no Mercado Canadiano para a Época Baixa

De 27 a 30 de Setembro a APAL – Turismo de Albufeira, em colaboração com a JM Vacations, o principal operador turístico do Canadá a operar no mercado de viagens individuais, realizou um roadshow em 4 das cidades da província de Ontário, com o objectivo de apresentar o destino Algarve e Albufeira aos agentes de viagem daquelas cidades, bem como realizar vários seminários educacionais sobre o destino, com vendas directas aos consumidores finais.
No total foram realizados oito workshops, dois por cada cidade, nomeadamente Toronto, London, Kitchener e Mississauga. Nestes workshops estiveram também presentes várias unidades hoteleiras de Albufeira, as quais tiveram oportunidade de apresentar o seu produto a cerca de 50 agentes de viagem e operadores turísticos, em cada um dos referidos seminários, bem como os seus pacotes turísticos a cerca de 300 consumidores finais. No dia 28 de Setembro, em Toronto, um dos workshops foi dedicado exclusivamente a operadores turísticos, o qual contou com a presença do Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Dr. Júlio Vilela e o Dr. Raul Travado, Director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Este workshop foi muito produtivo, pois permitiu contactar com novos operadores turísticos e abrir novos canais de distribuição para o Algarve e para Albufeira.
O Aldeamento Alfagar, os Apartamentos do Parque, o Edifício Albufeira – Frederica Costa Unipessoal, o Hotel Aqua Pedra dos Bicos, o Aldeamento Balaia Golfe Village, o Hotel Rocamar, o Clube Albufeira, o Falésia Hotel, o grupo Vila Galé, a Garvetur e a Visacar, foram as empresas que acompanharam a APAL – Turismo de Albufeira neste roadshow. Durante todos os workshops e seminários realizados, tanto os agentes de viagem, como o público/consumidores finais que assistiram às apresentações de destino, mostraram-se muito interessados em conhecer mais sobre o Algarve e Albufeira, afirmando que o Algarve apresenta factores competitivos mais fortes que a Flórida ou que outros destinos das Caraíbas, no entanto, dada a falta de promoção e informação sobre o destino, este ainda não faz parte dos destinos eleitos pelos Canadianos. Por outro lado, torna-se importante que a SATA e a TAP assumam o destino Algarve com novas rotas aéreas, pois neste momento, os voos da AirTransat para Faro estão sempre completos, o que faz com que muitos operadores turísticos durante a época baixa não consigam lugar nos voos para transportarem mais turistas para o Algarve.
O mercado canadiano é um dos mercados emissores que opera essencialmente durante a época baixa, com estadas de 21 dias e que tem uma grande propensão para viajar para Portugal, uma vez que é um dos países europeus mais próximos da Canadá no continente europeu. Aspectos ligados a factores culturais, património monumental e a proximidade com Sevilha, Gibraltar e Marrocos, entre outros, diferenciam o Algarve de muitos outros destinos que neste momento são preferenciais para os canadianos. O balanço que o Turismo de Albufeira, faz desta acção promocional é muito positivo, pois permitiu que tanto à APAL, como as empresas que se deslocaram ao Canadá ficassem a conhecer as agências de viagem e operadores turísticos que vendem o Algarve e a sua rede de distribuição, realizassem novos contactos e pelo facto de ter sido possível realizar acções educacionais sobre o destino, tanto com os agentes de viagem, como com o público em geral, esclarecendo e tirando dúvidas sobre o mesmo.
Tratou-se de um trabalho promocional que só agora teve início e que a APAL pretende dar continuidade, através do reforço da sua presença neste mercado durante os próximos anos com a realização de mais acções deste género ou de outro tipo, conforme os objectivos que se pretendem atingir. Torna-se importante que concertadamente, outras entidades oficiais, como o Turismo de Portugal, a ANA, a TAP e a SATA, assumam estratégias promocionais e operacionais que permitam consolidar o mercado canadiano como um mercado prioritário a desenvolver durante a época baixa no Algarve.
De lembrar que este roadshow enquadra-se no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com o Município de Albufeira, principal parceiro estratégico da APAL-Turismo de Albufeira, e com a Associação de Turismo do Algarve para a promoção referente aos Mercados Externos.
Com o objectivo de aproximar a oferta à procura, o Turismo de Albufeira já está neste momento a organizar um outro roadshow, desta vez pela Galiza, o qual incluirá as cidades de Vigo, Pontevedra, Santiago de Compostela e a Corunha, e que se realizará entre os dias 19 e 21 de Outubro.