sexta-feira, 10 de junho de 2011

ISA COLAÇO, ESTAGIÁRIA: Futuro profissional, só na actividade privada

Disse-nos que era da Escola de Beja e que, para finalizar o curso, pediu o estágio no Centro de Saúde de Tavira. “Os profissionais que me acompanham são excelentes. Estão sempre a propor-me experiências novas. A minha orientadora de estágio, Tânia Gonçalves, Técnica de Saúde Ambiental, pediu-me para programar algumas actividades da promoção da saúde. Esta foi uma delas. Criar o tipo de passeio. Escolher alguns objectos que as crianças levam quando vão para a praia ou passear. Propus outras actividades para esta Instituição e estou a ver a importância da reciclagem, com as crianças a fazerem, para terem uma mente mais dispersa para esse problema”.

- Escolheu a área do ambiente por vocação ou por coincidência?
- Foi coincidência, porque não era o curso que eu desejava. Gostava de trazer a fala e acabei este, por coincidência e estou a gostar bastante. Não mudava de área, porque fazemos coisas diferentes. Podemos estar na reciclagem, a fazer vistorias do licenciamento a estabelecimentos comerciais, a promoção da saúde na parte da segurança alimentar. Tem imensas áreas onde se pode desenvolver várias actividades.
- Infelizmente, para os jovens, há desempregados a mais. A curto prazo em onde iniciar a actividade profissional?
- Estou com boas perspectivas. Durante o tempo em que dei Higiene e Segurança no Trabalho há sempre aquelas empresas privadas em que podemos prestar serviço, tanto a nível interno, como externo. Essa é uma das minhas perspectivas. Gostava muito de ficar em Tavira, no Centro de Saúde, mas a nível público não está muito bem e não vejo grandes perspectivas. Mais a nível particular.

Geraldo de Jesus