sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aljezur compromete-se com Agenda Local XXI

Município de Aljezur e comunidade local assumem compromisso para o desenvolvimento sustentável do concelho.
No âmbito do processo da Agenda 21 Local, o Município de Aljezur assinou, no dia 6 de Junho, em cerimónia simbólica nos Paços do Concelho, uma carta de compromisso a qual estabelece, de forma partilhada com os agentes locais e pessoas interessadas, os vectores fundamentais de uma Visão Estratégica para o concelho, até 2021, assim como os princípios orientadores com vista à definição de um Plano de Acção.
Trabalhar em prol de um concelho cada vez mais desenvolvido, estruturado e ordenado, protector e respeitador da natureza, satisfazendo as necessidades do Concelho, reconhecer o valor e o potencial do património cultural, natural, fomentando, nomeadamente a adopção de um turismo sustentável e de natureza, são alguns dos compromissos assumidos.

Também ao nível da governança local, assume-se o compromisso de estimular a participação das entidades públicas e privadas e dos munícipes na resolução de problemas e na concretização de ambições conjuntas, promovendo decisões conscientes e ajustadas à realidade do concelho.
Pretende-se que este processo de mobilização local para a definição de um Plano de Acção tenha continuidade através da realização de reuniões temáticas, encontrando-se o acolhimento formal de parceiros locais nesta estratégia em aberto. Assim, a Carta de Compromisso não constitui um documento finalizado, encontrando-se sempre em construção e disponível para a assinatura de todos aqueles que pretenderem aderir a estes princípios, de forma partilhada e responsável, rumo a um desenvolvimento cada vez mais sustentável do concelho de Aljezur.