sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hidro e fisioterapia em Alcoutim

Hidro e fisioterapia em Alcoutim devolvem independência funcional a muitos doentes
Conhecedora das dificuldades de mobilidade da sua população envelhecida, a autarquia de Alcoutimdisponibiliza, desde 2009, serviços de hidro e fisioterapia aos utentes que sofram de problemas de foro músculo-esquelético ou de foro neurológico.

O serviço de fisioterapia funciona em Alcoutim e em Martim Longo, em espaços devidamente equipados para o efeito. No ano de 2009, 81 utentes frequentavam as sessões de fisioterapia, tendo em 2010 sido registadas 109 inscrições no mesmo serviço. A hidroterapia também registou um aumento do número de utentes em 2010, tendo passado de 17 para 26 inscritos.

As melhorias têm sido assinaláveis em todos os doentes que frequentam estas terapêuticas. "A recuperação pode levar mais ou menos tempo, conforme a fase em que chegam aqui, mas 95% dos casos que tenho chegam numa fase crónica", esclarece o fisioterapeuta contratado pela autarquia de Alcoutim, Luís Pereira. "Nota-se pelo olhar, o alívio e a felicidade" dos doentes que melhoram, garante Luís Pereira, que conduz estas sessões desde o seu princípio.
A hidro e a fisioterapia contribuem para a diminuição da dor, maior mobilidade articular e fortalecimento muscular e são ainda psicologicamente eficazes, uma vez que é nestas sessões que os doentes veem a sua independência funcional aumentada.