quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ministra da Saúde e Rita Ferro Rodrigues na 3ª Semana do Bebé de Olhão

Entre os dias 6 e 12 de Junho Olhão acolhe a “3ª Semana do Bebé”, organizada pelo Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão e pela Câmara Municipal de Olhão. O tema deste ano é “Brincar desde o Colinho” e tem como madrinha uma cara bem conhecida da televisão: Rita Ferro Rodrigues. A ministra da Saúde, Ana Jorge, preside à abertura do evento, a 9 de Junho.

Concursos, montras de fotografias escolares, histórias, teatro, música, desfile de moda, actividades comunitárias, passeios de bebés e famílias ou workshops, são alguns dos temas em destaque na 3ª Semana do Bebé de Olhão, com início já no próximo dia 6 de Junho.
Sendo um projecto de prevenção primária, esta iniciativa procura envolver toda a comunidade na dinamização de actividades a realizar ao longo de uma semana inteiramente dedicada ao bebé, sensibilizando para uma parentalidade mais responsável, promotora da saúde mental na primeira infância.

Esta edição procura chamar a atenção para o brincar enquanto forma de comportamento humano, que, mais do que uma “ferramenta”, é condição essencial para o desenvolvimento da criança.
Entre as várias actividades a dinamizar no concelho de Olhão entre os dias 6 e 12 de Junho, salienta-se a organização de uma Feira com actividades dirigidas aos bebés (de 9 a 12 de Junho), um passeio-convívio de bebés e famílias (11 de Junho), um seminário técnico sobre o tema (9 de Junho), um desfile de moda de bebés e famílias (9 de Junho) e vários concursos: "Concurso de Trabalhos Escolares", "Concurso de Montras" e "Concurso de Fotografia".
O seminário, que decorre durante todo o dia 9 de Junho no Auditório Municipal de Olhão, contará com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge – que receberá o Prémio de Mérito e Excelência – e da apresentadora Rita Ferro Rodrigues, antes da sessão de encerramento, às 16h30. Às 17h30, a convite do presidente da Autarquia, Francisco Leal, aquelas individualidades participam igualmente na abertura oficial da Feira, que acontece no Jardim Pescador Olhanense.
Realizada à imagem da “Semana do Bebé de Canela” (Rio Grande do Sul, Brasil), onde o projecto é realizado todos os anos desde 1999, a “Semana do Bebé de Olhão” foi abordada em 2009 para colaborar com a Unicef na elaboração de um livro sobre a iniciativa brasileira e sobre o seu promotor, Prof. Salvador Célia, como homenagem a título póstumo.
O projecto algarvio foi apresentado em Maio de 2010 na “11ª Semana do Bebé de Canela” com o objectivo de trocar experiências entre os países que promovem este evento, e onde se incluem Uruguai e Argentina.
O Projecto da “Semana do Bebé de Olhão” foi seleccionado em 2009 entre os 19 melhores projectos candidatos ao Prémio de Boas Práticas em Saúde, para apresentação no Encontro “Equidade, Efectividade e Eficiência em Saúde – 3ª Edição Prémio de Boas Práticas NOVARTIS ONCOLOGY/APDH” em Beja, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde e o Alto Comissariado da Saúde e Direcção-Geral da Saúde.
A 3ª Semana do Bebé de Olhão é realizada com o apoio Institucional da UNICEF e o patrocínio de várias entidades.