quinta-feira, 26 de maio de 2011

Maratona BTT “Veredas de São Brás de Alportel” parte à descoberta da Serra do Caldeirão

Num mês de intensa actividade desportiva, e em plena Primavera Jovem, depois de acolher mais uma prova da Taça de Portugal de DH a 14 e 15, o desporto das duas rodas regressa ao território são-brasense no final do mês, dia 29, Domingo, na Maratona BTT “Veredas de São Brás de Alportel”, um desafio à aventura por antigas veredas que recortam o verde da Serra do Caldeirão e conduzem a misteriosos lugares de beleza ímpar.

Com ponto de encontro pelas 09h15, junto às Piscinas Municipais Cobertas, esta iniciativa da Associação X Dream Blásius, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e tem por objectivo explorar as antigas veredas, utilizadas há muitos anos nas deslocações a pé entre vários pontos do município.

Composta por 2 circuitos diferentes: um menor de 30 Kms e um maior de 70 Kms, com níveis de exigência distintos, a maratona “Veredas de São Brás de Alportel” pretende cativar atletas de toda a região algarvia com vários índices de preparação física.
O primeiro circuito, de 30 Kms requer um nível físico de preparação médio, com classificação de 2, numa escala de 1 a 5, e um nível técnico de 3, tendo em consideração os caminhos sinuosos que os atletas terão que percorrer.
O segundo circuito, de 70 Kms, destina-se a participantes com um nível de resistência mais elevado, visto o percurso traçado ser classificado como nível 4, em termos físicos e técnicos.
A Maratona BTT “Veredas de São Brás de Alportel” pretende promover as excelentes condições que o município oferece para a prática de desportos de aventura e ar livre, bem como sensibilizar para o exercício físico aliado ao contacto com a natureza e aos bons ares são-brasenses.
O encerramento desta Maratona contará com um piquenique convívio no Parque da Fonte Férrea, um espaço de lazer, privilegiado pela natureza que dispõe de um conjunto de valências: espaços de estacionamento, de observação da natureza, zona de passeio, lazer e merendas, bem como uma antiga fonte de água férrea.
As inscrições para a Maratona BTT “Veredas de São Brás de Alportel” encontram-se abertas no sítio da Associação X Dream www.xdream2rodas.wordpress.com, no dia que antecede a prova, no secretariado da maratona, nas Piscinas Municipais Cobertas, entre as 16h00 e as 21h30, bem como no dia da prova, no mesmo local, entre as 07h00 e as 08h30.