quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia Internacional da Biodiversidade: PASSEIO INAUGURAL DA ESTAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA TÔR

De forma a comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinalou no passado dia 22 de Maio, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, a Junta de Freguesia da Tôr e a Sociedade Recreativa Torense realizou um conjunto de actividades que contaram com a participação de cerca de 70 pessoas.

Às 10h00 teve lugar o passeio inaugural da Estação da Biodiversidade da Tôr, um percurso circular de cerca de 2 km, de grande riqueza biológica, onde os participantes puderam ver cheirar plantas aromáticas, observar borboletas, aves, entre outras espécies. Ao longo deste percurso os visitantes podem identificar as espécies através dos painéis informativos existentes.

Irão existir cerca de 30 estações da Biodiversidade ao longo de todo o país, sendo a Estação da Tôr a terceira a ser inaugurada.
Após o almoço na Sociedade Recreativa Torense, muitos foram os interessados que assistiram ao Workshop sobre utilização de plantas aromáticas e medicinais, proferido por Dina Neves, especialista em fitoterapia e doutoranda na Universidade do Algarve.
Por fim, foi apresentado o projecto PROVE – Promover e Vender, que pretende promover os produtos locais e aproximar os produtores dos consumidores, sendo que, no Concelho de Loulé, é vendido o cabaz 100% biológico, de um produtor agrícola da freguesia da Tôr. A apresentação foi efectuada por este produtor, Norberto Neves, e por Ana Arsénio, da Associação IN LOCO.