Cerca de uma centena de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário encheram quarta-feira, 4 de Maio, o auditório do Museu Municipal de Faro na sessão de encerramento do Fórum Água Jovem, iniciativa de participação pública promovida pela ARH do Algarve, que decorreu durante todo o dia com elevada adesão da comunidade escolar.
Por entre muito entusiasmo juvenil, alguns alunos leram os principais resultados do processo de participação pública e cantaram as canções que compuseram para celebrar a água enquanto fonte de vida, num clima de festa enquadrado por uma exposição de vários trabalhos a concurso.
Na sessão, foram entregues os prémios do Concurso Água Jovem, pela Presidente Administração da Região Hidrográfica do Algarve I.P (ARH do Algarve), Valentina Calixto, pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Macário Correia, e pelo Director Regional Adjunto da Direcção Regional da Educação do Algarve (DREA), Eduardo do Carmo.
Durante a manhã e o início da tarde, os jovens estiveram na ilha Deserta e, através de jogos educativos sobre a temática da água, disseram o que pensavam relativamente aos principais problemas deste recurso na região e o que de mais positivo importa preservar para o futuro.
Ainda na ilha Deserta foi explorado um percurso interpretativo e encenado o nascimento de uma duna, em que os participantes representavam a água, o vento, a areia, as plantas e outros elementos.
Este evento foi dinamizado por um grupo de alunos das Escolas Secundárias João de Deus e Tomás Cabreira, tendo também colaborado uma técnica do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e técnicos da ARH do Algarve.
O 1º lugar do Concurso Água Jovem foi repartido por
dois alunos do 12º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, e por três representantes do 9ºB da Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior, também em Faro, que terão direito a um programa de interacção com golfinhos no Zoomarine e almoço, ou jantar, no restaurante Nosolo Itália na Marina de Vilamoura
Promovido pela ARH do Algarve, o concurso teve como principal objectivo sensibilizar os jovens da Região Hidrográfica do Algarve para o conhecimento e preservação do recurso água.
Esta iniciativa contou com a presença dos elementos do Júri, representantes da Direcção Regional da Educação do Algarve, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, do Parque Natural da Ria Formosa, do Instituto Português da Juventude, do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IP e da empresa Águas do Algarve.
Todos os trabalhos concorrentes podem ser consultados no site da ARH do Algarve, www.arhalgarve.pt.
A lista dos premiados é a seguinte:
1º Lugar: Rui Jerónimo e Pedro Portada (12º) da Escola Secundária João de Deus - Faro; Três representantes do 9ºB da Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior - Faro.
2º Lugar: Ana Rita Almeida, Carla Domingos e Carlota Xavier (8.ºC) da Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior - Faro. 3º Lugar: David Viegas, Igor Campos e João Ribeiro (7º ano) da EBI JI José Carlos da Maia - Olhão. 4º Lugar: Dário Filipe Albrecht Pequeno da Agrupamento Escolas Dr Garcia Domingues – Silves; Vera Pinto, Bernardo Alves, Beatriz Ferrinho (7º ano) da Escola EB 2,3 D. Afonso III – Faro.
Menções Honrosas:
Mariana Samorrinha, Bárbara Araújo e Inês Cabrita (7ºD) da Escola EB 2,3 D. Afonso III - Faro; Diogo dos Santos, Francisco Rocha e Hernâni de Sousa (7º A) da da Escola EB 2,3 D. Afonso III - Faro; Andreia Teixeira, Catarina Aires e Mariana da Silva (7ºA) da Escola EB 2,3 D. Afonso III- Faro; Ana Carolina Martins, Beatriz Janeiro e Inês Melo (7ºF) da Escola EB 2,3 D. Afonso III- Faro;
Catarina Pinheiro, Daniel Leonardo e Fábio Gonçalves (8.º A) da Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior - Faro.
O Júri deliberou por unanimidade efectuar alterações ao Regulamento, de modo a permitir a aceitação de trabalhos apresentados individualmente ou por grupos com mais de 3 jovens.