Após ter sido aprovada, em sede de Assembleia Municipal, a alteração ao projecto de regulamento do exercício da actividade de guarda-nocturno, o Município de Faro irá, no decorrer desta semana, lançar o aviso de abertura para a selecção dos candidatos a guarda-nocturno.
Recorde-se que a Câmara Municipal aprovou, em reunião de Câmara e após auscultação das forças de segurança e Juntas de Freguesia, a criação de oito áreas de actuação para o exercício da actividade, incluindo zonas como a Cidade Velha, a zona dos bares, a Av. 5 de Outubro, o Largo Francisco Sá Carneiro, Rua do Alportel, Estrada da Penha e perímetro urbano do Montenegro, entre outras. Faro terá maior segurança de pessoas e bens sem custos acrescidos para o erário público.
O objectivo subjacente à adopção desta medida configura uma necessidade de reforçar e aumentar o sentimento de segurança junto dos cidadãos, dando resposta a um anseio e a uma preocupação legítima por parte da população. Paralelamente, este acréscimo do número de efectivos consubstanciará um complemento à actuação das forças de segurança, que reconhecem na parceria uma vantagem enquanto fonte dissuasora da criminalidade.