segunda-feira, 16 de maio de 2011
IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DE ALMANCIL JÁ FOI LANÇADA
Na passada sexta-feira, 13 de Maio, data em que se assinalou mais um aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, a comunidade católica de Almancil celebrou esta efeméride com o lançamento da primeira pedra da obra de um novo local de culto na freguesia – a Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de Almancil.
Este equipamento religioso ficará implantado no coração da vila, junto à escola primária, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé. Segundo o pároco de Almancil, Cónego Gilberto Santos, esta era “uma obra acalentada por muitas gerações de paroquianos, de filhos de Almancil que sonhavam com a concretização da sua nova igreja paroquial”.
Com a consubstanciação da comunidade católica da freguesia, esta obra tornou-se uma prioridade até porque a Igreja de S. Lourenço, que é desde o século XIX sede da paróquia, tornou-se pequena para acolher os muitos fiéis que acorrem ao culto e às celebrações, para além de estar distante do centro da vila.
Assim, a nova Igreja Paroquial desenvolve-se numa praça, onde a fachada do edifício mantém uma arquitectura tradicional mas as laterais contemplam pormenores arquitectónicos modernos. Esta será uma igreja de uma só nave, tal como a de S. Lourenço, mas em termos de espaço será nove vezes maior, com capacidade para 450 lugares sentados (S. Lourenço está limitada a 150 lugares sentados).
No projecto deste espaço religioso foi previsto também o desenvolvimento de Almancil. “Esta é uma igreja para o presente mas é, também, para o futuro, pois não podemos perder de vista o crescimento da terra, o que será Almancil daqui a 50 ou 100 anos”, explicou o sacerdote.
O líder espiritual da paróquia falou do trabalho que tem sido realizado ao longo dos anos para dar maior vigor à comunidade católica de Almancil. “Começámos a congregar a comunidade numa escola pública, a escola primária. Durante alguns anos, aí foi o ponto de referência para o nosso encontro semanal. Passado algum tempo, a comunidade teve que se transferir para outro local, a Escola EB 2,3, onde ainda hoje se concretizam muitas celebrações e muitos encontros. Mas estamos em casa que não é própria. Há necessidade de construirmos no coração de Almancil uma nova igreja paroquial e essa hora chegou”, disse o pároco.
No entanto, apesar do lançamento da primeira pedra, há ainda pormenores de arquitectura a limar. Só depois disso, a obra avança. O que, de acordo com o Cónego Gilberto, poderá acontecer “a toda a hora”. Seguir-se-á uma campanha “fundamental para concretizar a obra”.
Na qualidade de autarca e de católico, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, manifestou a sua satisfação no lançamento da obra.”Há quase dez anos, que é o tempo que exerço as funções de presidente da Câmara, que tenho lançado as primeiras pedras de muitos edifícios mas nunca tinha lançado a obra de uma igreja. É marcante, era um desejo que tinha, enquanto católico praticante”, frisou o edil.
O responsável municipal enalteceu ainda “a tenacidade, empenho e convicção” do Cónego Gilberto para concretizar este sonho dos católicos almancilenses.
Numa comunidade marcada pela multiculturalidade, que recebe emigrantes de várias partes do mundo gentes, Seruca Emídio falou do “papel fulcral da Igreja na integração e na ajuda às pessoas que vivem em Almancil”.