segunda-feira, 16 de maio de 2011

Espectáculo “Fado Maior” em homenagem ao fado

Numa organização da Câmara de Lagoa e integrado no programa ALLGARVE 2011, vai a Associação Cultural Bons Ofícios, com sede no Pechão (Olhão), realizar, no próximo dia 20 de Maio, pelas 21:30h, na Quinta dos Vales, às portas da cidade de Lagoa, um grandioso espectáculo denominado “Fado Maior”, que pretende ser de homenagem ao fado enquanto representante maior da cultura urbana portuguesa.

Em boa verdade, trata-se de percorrer a chamada canção popular portuguesa, da saudade e do queixume mas também o fado, na sua génese da alegria e altivez; do amor magoado; do júbilo amoroso; da pouca sorte e da felicidade altiva. O fado é tudo isso.
Seguindo as rotas da tradição - com fados tradicionais e composições de referência que estão na memória de muita gente - o espectáculo “Fado Maior” vai contar com uma mão cheia de letras de alguns dos poetas mais expressivos da cultura portuguesa, nomeadamente Camões, Eugénio de Andrade, O'Neill, Natália Correia, Florbela Espanca, Sebastião da Gama, António Gedeão, David Mourão Ferreira e tantos outros.

Mas este espectáculo não se fica pela visita aos clássicos: aventura-se em orquestrações novas e apresenta músicas e poemas originais.
Saúda a tradição e investe, com respeito, na modernidade
“Fado Maior” é um grande espectáculo de fado e poesia. Duas horas de magia.
Sem lamechices ou fados da “desgraçadinha”. Com dignidade e nobreza.
O colectivo do “Fado Maior” é constituído por Afonso Dias e Ana Marques, nas principais vozes. Os músicos, consagrados, são Vítor do Carmo, na guitarra portuguesa, José Santana, na viola de fado e Tó Correia, no contrabaixo.
A Afonso Dias - que é autor de alguns dos fados apresentados - coube a selecção de temas e poemas, assim como a direcção artística do espectáculo “Fado Maior”, que será seguido de uma degustação de Vinhos.
Os bilhetes de ingresso (8,00€) já estão à venda no Convento de S. José, de Terça a Sexta, das 10:30h/14:00h e das 15:30h/19:00; aos Sábados, no Auditório Municipal, a partir das 15:00h e na Quinta dos Vales, no próprio dia do espectáculo, a partir das 18:00h.
A receita reverterá para uma IPSS sedeada no Município de Lagoa, a sortear durante o espectáculo.