sábado, 12 de fevereiro de 2011

Três aneurismas detectados em familiares directos



Sob o mote “Quem sai aos seus, faz o rastreio”, mais de 100 pessoas tratadas aos aneurismas da aorta abdominal (AAA) e familiares, vindas de todo o país, aceitaram o desafio lançado pelo Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Marta (Centro Hospitalar de Lisboa Central) para participar no I Encontro dos Doentes Tratados aos Aneurismas da Aorta Abdominal e Familiares.
Esta iniciativa inédita em Portugal teve como objectivo a promoção da saúde, através da sensibilização dos familiares directos dos doentes com AAA, acompanhados e tratados nesta unidade hospitalar, sobretudo os homens com mais de 50 anos, fumadores ou ex-fumadores. Esta acção permitiu ainda dar a conhecer os factores de risco da doença e realizar, se necessário, o despiste através de uma ecografia abdominal. Por outro lado, o Encontro proporcionou uma plataforma de diálogo entre especialistas e utentes, desmistificando dúvidas e receios acerca dos aneurismas da aorta abdominal.
Para evidenciar a facilidade e simplicidade do diagnóstico, foram efectuadas várias ecografias abdominais aos familiares presentes, sendo detectados três casos de aneurisma da aorta abdominal.