sábado, 12 de fevereiro de 2011
Câmara de Lagos distinguida com 1º Prémio pela Associação da Bandeira Azul.
A iniciativa “Apeixonados”, promovida no Verão passado pela Câmara Municipal de Lagos, foi distinguida com o 1.º prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos da responsabilidade da Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Realizada no âmbito da Campanha da Bandeira Azul, que a Câmara Municipal de Lagos organiza há vários anos consecutivos, a actividade “Apeixonados” foi uma das diversas iniciativas integradas na semana temática sobre a Biodiversidade, que decorreu em Agosto passado.
Através desta actividade, que decorreu no dia 10 de Agosto na Praia do Porto Mós, pretendeu-se dar a conhecer a biodiversidade existente nos rios e mares, através da leitura de quadras, adivinhas e poemas do livro “Apeixonados”, ao mesmo tempo que se mostrava as ilustrações existentes neste, para auxiliar na descoberta das respostas.
Trutas, piranhas, carpas, lontras, cavalos-marinhos, golfinhos, sardinhas, tubarões, caranguejos, conquilhas, lulas, tartarugas, corais, entre outras, foram algumas das espécies marinhas retratadas nas quadras, adivinhas e poemas, escritos por José Pinheiro e ilustrados pela sua filha Catarina Pinheiro (de 14 anos), que foram também os animadores desta actividade de sensibilização ambiental. As crianças participantes foram igualmente sensibilizadas para a necessidade de preservarem os ecossistemas aquáticos e a qualidade da água.
Para tornar a actividade mais dinâmica e interactiva, foram ainda utilizadas marionetas do Neptuno e de uma sereia e no final as crianças foram convidadas a desenharem peixes na areia.
O prémio será recebido numa cerimónia a decorrer no decurso do mês de Fevereiro, em data e local a anunciar.
Uma distinção que vem reconhecer o trabalho e confirmar o lugar de destaque da Câmara Municipal de Lagos em matéria de educação ambiental, designadamente no âmbito da Bandeira Azul, onde o Município já foi distinguido várias vezes com os 2ºs e 3ºs prémios.
Informação Complementar:
Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos
De acordo com a ABAE, este Concurso visa estimular a participação activa dos gestores e promotores de praias e marinas na busca de opções mais sustentáveis de preservação dos ecossistemas onde se encontram e constitui, ainda, uma forma de estimular a qualidade, interesse e criatividade das comunidades favorecendo o conhecimento da Biodiversidade local e reconhecimento da sua importância e preservação ao nível local, ao mesmo tempo que pretende premiar o aparecimento de projectos ou medidas de intervenção local de protecção de ecossistemas determinados.
O Júri do concurso foi constituído por representantes das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Instituto da conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e Fundação Vodafone Portugal.
Lagos distinguida com 1º Prémio pela Associação da Bandeira Azul.
APEIXONADOS
Apeixonados é um livro-jogo infanto-juvenil, líquido e compósito, a quatro mãos, que resulta do entrelaço entre os jogos de palavras do pai e dos desenhos da filha, com o objectivo de multiplicar a ternura partilhada e a paixão única pela biodiversidade existente nos rios e nos mares. Com apenas 13 anos, Catarina Pinheiro ilustrou de forma criativa e inventiva a obra Apeixonados, livro–jogo de adivinha e de descoberta, cuja temática central reside em torno da água e da riqueza da biodiversidade. Nesta viagem, os leitores - pais, filhos, professores, educadores, alunos, animadores, artistas e outros, no mínimo em pares - são convidados a descobrir e a identificar, em espaços-tempo de diálogo e de ternura partilhada, os seres viventes nos rios, nos mares e nos oceanos.
O carácter inovador da obra, a temática central do livro em torno da água, da preservação e conservação em equilíbrio da natureza, a importância do desenvolvimento da ligação Escola-Família-Comunidade a que se alia a Celebração de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, foram factores que pesaram para que este livro tivesse sido partilhado na Praia de Porto de Mós, em Lagos. A obra Apeixonados foi apresentada através da leitura partilhada em conjugação com marionetas manipuladas pelas crianças, realizadas pelo Teatro de Marionetas MACAPI, representadas pelo Rei Neptuno, pela Sereiazinha e por outros peixes dos rios e dos mares. Durante a apresentação foram sorteadas duas camisolas que foram desenhadas, no local, pela Catarina Pinheiro, de acordo com as escolhas das crianças.