sábado, 12 de fevereiro de 2011
EXPOSIÇÃO SILVES ISLÂMICA APRESENTA CINCO SÉCULOS DE OCUPAÇÃO DO ARRABALDE ORIENTAL
A partir do próximo dia 11 de Fevereiro o Museu Municipal de Arqueologia de Silves tem patente ao público a exposição “Silves Islâmica – cinco séculos de ocupação do Arrabalde Oriental”.
Esta mostra é composta por mais de duas centenas de objectos arqueológicos encontrados aquando do início das obras de construção da nova Biblioteca Municipal - desde objectos de uso doméstico ou de uso em práticas religiosas ou em rituais até testemunhos de guerra, adornos, objectos associados a actividades artesanais e de lazer -; e que dizem respeito a parte do arrabalde oriental da cidade de Silves em tempo de dominação islâmica.
A descoberta destes importantes vestígios e a, subsequente, realização de trabalhos arqueológicos numa área de 600 m2, são factores que contribuíram para a compreensão da dinâmica de ocupação do espaço e para a reconstrução do quotidiano das populações que ali habitaram durante cerca de cinco séculos.
Trata-se, assim, de uma exposição que descreve, de forma didáctica e com recurso a plantas do local, as diversas fases de ocupação do arrabalde, desde o século X (altura em que a área se incluía no espaço periurbano da cidade) até à reconquista cristã (período em que se inicia um processo de desertificação).
A exposição poderá ser visitada até ao dia 27 de Agosto, de segunda a sábado, no horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00.
Para mais informações os interessados poderão contactar o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, através do telefone 282 444 832 ou do endereço de correio electrónico museu.municipal@cm-silves.pt.