sábado, 12 de fevereiro de 2011
Castro Marim: Potencialidades do Sal e Flor de Sal em debate
O Jornal do Baixo Guadiana e a Associação para a Geminação Castro Marim/Guèrande realizam em conjunto, no próximo dia 19 de Fevereiro (Sábado), um Encontro sobre a temática «Economia do Sal e Flor de Sal em Castro Marim». O cenário escolhido para o debate é o coração das salinas; o Auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, a partir das 09h30 até às 17h30.O objectivo é debater a temática de forma a abrir novos horizontes relativamente à economia do sal no Baixo Guadiana.
O Encontro surge na sequência de uma reportagem publicada na edição de Outubro de 2010 no JBG onde se falam de potencialidades, mas também de lacunas do sector, sendo que actualmente cerca de 80% das salinas estão desactivadas, apesar de este ser o «Ouro Branco» de Castro Marim. Pretende-se uma reflexão mas também que o encontro de base para projectar mudanças para a actividade.
O Encontro prolonga-se pelo dia dentro com cinco painéis distintos onde se foca o enquadramento histórico e o associativismo; a área empresarial e o marketing; a Saúde, Alimentação e Biodiversidade; os Apoios; e finalmente a apresentação de um novo produto criado exclusivamente com o sal do Baixo Guadiana.
Para o debate estão confirmadas a presença de entidades fulcrais para o desenvolvimento da economia do sal, destacando a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, CCDR Algarve, ERTA, AHETA, Qualifica, UAlg, Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA; também a empresa Municipal de Castro Marim «NovBaesuris»; as associações e cooperativas como a Tradisal e Terras de Sal; a recém-criada Associação para a Geminação Castro Marim/Guèrande; a Associação Terras do Baixo Guadiana; o historiador Hugo Cavaco, empresários, salineiros e formandos da actividade. A pastelaria «A Prova» apresenta ainda doçaria produzida com Sal e flor de Sal de Castro Marim.O encerramento está a cargo de José Fernandes Estevens - Presidente Câmara Municipal de Castro Marim e da ODIANA.
Inscrições até 15 Fevereiro gratuitas e destinada ao público em geral.Associação Odiana: 281 531 171; Fax 281 531 080; baixoguadiana@gmail.comgeral@odiana.pt