quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Concurso público para construção do Porto de Pesca de Tavira lançado hoje


O Município de Tavira congratula-se pelo lançamento do concurso público para a empreitada de construção do porto de pesca de Tavira, pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. publicado, hoje, em Diário da República.
Cerca de dez milhões de euros serão investidos na construção desta obra tão esperada no concelho de Tavira e prioritária na estratégia do município de concretizar a vontade de virar a cidade para o rio e para o mar, num prazo estimado de execução de três anos.
O novo Porto de Pesca ficará localizado na margem direita do Rio Gilão, junto ao Mercado Municipal e à Ponte dos Descobrimentos, e ocupará uma área de 4,8 hectares, com capacidade para 72 embarcações, de 12 a 18 metros, e 10 pequenas embarcações.
A estrutura contempla ainda estaleiro, armazéns de aprestos, armazéns para comerciantes, lota, edifício administrativo, rampa varadouro e posto de abastecimento de combustíveis.
No âmbito desta empreitada está ainda prevista a dragagem do Rio Gilão, a alteração da via de acesso às Quatro-Águas e um cais para actividades marítimo-turísticas e carreiras fluviais regulares Tavira - Ilha de Tavira - Tavira.
Esta importante obra irá contribuir para a revitalização do sector das pescas no concelho e permitir explorar todas as potencialidades que o mar oferece, marcando o arranque do processo de requalificação das frentes ribeirinhas de Tavira.