quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Albufeira: CANTINA SOCIAL JÁ SERVE REFEIÇÕES




Cerca de 30 famílias de Albufeira recorreram a projecto de solidariedade
Na passada segunda-feira, a Cantina Social de Albufeira abriu as portas para servir as primeiras refeições às famílias mais carenciadas do concelho. Cerca de uma dezena de voluntários acompanharam os 66 utentes que vieram estrear este projecto de solidariedade.
No dia 17 de Janeiro, a Cantina Social de Albufeira serviu os primeiros jantares aos 66 munícipes que se dirigiram a este equipamento para beneficiar de uma refeição gratuita.
Marcus Bailote é um dos utentes que, devido às dificuldades económicas que está a sentir, passou a recorrer a este serviço. “Ouvi o anúncio pela rádio e achei que esta é uma das soluções para contornar a situação precária em que estou a viver”, confessou. Actualmente desempregado, Marcus considera que a Cantina Social é uma grande ajuda para os mais carenciados: “as pessoas que necessitam de recorrer a este serviço não devem ter vergonha de o fazer. É preferível dar a cara do que andar a roubar ou a fazer mal aos outros”, sublinha.
Desidério Silva, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, acredita que o número de utentes irá aumentar com a contínua divulgação do projecto: “a partir do momento que as pessoas compreendam que não são as únicas a recorrer a este serviço, deixarão de ter vergonha e virão até à Cantina Social”. Neste primeiro dia, o autarca fez saber que “95 por cento dos utentes não comeram na cantina, mas vieram buscar a refeição para a partilharem em casa com o agregado familiar”.
A vereadora da Acção Social do município, Marlene Silva, manifestou o seu agrado pela “forte participação de toda a comunidade neste projecto, traduzida no número de voluntários e na doação de géneros alimentares”. A vereadora adiantou que “já recebemos perto de uma tonelada de alimentos, todos dentro do prazo, incluindo produtos frescos como peixe e carne”.
O novo equipamento funciona diariamente nas instalações da Cantina Municipal, junto à Escola Secundária de Albufeira, das 18h00 às 20h00, incluindo sábados, domingos e feriados.
Para fazer parte deste projecto e ajudar quem mais precisa, basta inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe, situado no Edifício dos Paços do Concelho, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira, na Divisão de Acção Social, Saúde e Juventude do município, ou através do site www.cm-albufeira.pt