sábado, 23 de outubro de 2010

Tavira: NA BIBLIOTECA MUNICIPAL - CÁTIA SAÚDE, FALOU DA DOENÇA DE ALZHEIMER



Por iniciativa da Associação Âncora e integrada no Projecto “Do Outro Lado – A Saúde mental dos mais velhos” teve lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, uma palestra de esclarecimento sobre a doença de Alzheimer, apresentada por Cátia Saúde, da Associação de Doentes de Parkinson e Alzheimer.
A doença pode apresentar-se sobre várias formas e pelos mais variados motivos. Começando pela idade – 70 anos - a partir da qual a doença se pode desenvolver mais, embora possa aparecer antes, perguntámos:
- Neste escalão etário, muitos idosos sofrem do stress da guerra, do abandono da família. Como é que é possível detectar a doença?
- Para isso é preciso o diagnóstico diferencial, ou seja fazer uma avaliação minuciosa para realmente não se confundir a doença de Alzheimer com a possibilidade de existirem outras doenças. É feito um exame muito mais pormenorizado, com exames mais exaustivos. Em termos psicológicos, de avaliação neuropsicológica em que se vai excluir a possibilidade de existirem outras doenças que possam causar sintomas semelhantes.
- Em caso de suspeita da doença, onde se deve dirigir o doente? Ao médico de família? A um especialista?
- Pode ir ao médico de família que vendo não ser da sua especialidade, o vai encaminhar para o neurologista que é a especialidade que trata da doença de Alzheimer que depois passará a medicação e faz a avaliação com a periodicidade que julgar ser considerada eficaz.
- Especialistas na matéria não haverá muitos no País e no Algarve serão poucos pelo que será difícil chegar até eles.
- Não. Muitas vezes o acesso é mais as dificuldades, porque em termos de oferta há mais em termos particulares e as pessoas, por vezes, não têm posses para chegar até ao neurologista. Pagar uma consulta de especialidade que sabemos ser cara. Há possibilidades de ser acompanhado no Hospital, mas ai, as listas de espera, complicam um pouco o processo. Na saúde é sempre complicado com os valores financeiros.
- Para prevenir a doença é aconselhada a prática saudável de exercícios físicos regulares e dormir bem. Dormir bem, é dormir X horas por dia ou deitar-se e dormir sem sobressaltos?
- Depende muito. Há pessoas que com seis ou sete horas de sono ficam estabilizadas. Há pessoas que precisam de menos tempo. São menos horas mas é um sono de qualidade. Ai também ajuda. Muitas vezes as pessoas estão deitadas mas não têm um sono de qualidade, reparador. O ideal será dormir 7 a 8 horas que é o tempo considerado útil e, procurar que seja um sono de qualidade.
- Também o baixo nível de escolaridade será um factor de risco. No escalão etário dos setenta anos grande parte da população portuguesa, não tem a escolaridade obrigatória.
- Exactamente. E por isso mesmo, não só por esse facto, mas depois conjugando isso com a idade e a possibilidade de haver já a hereditariedade na família isso vai ainda complicar mais. Sendo esta uma doença da idade, a nossa população é envelhecida e tem ainda pouco acesso à escolaridade. No passado não havia possibilidades de estudar.
- Quando agora se chama mais a atenção para uma doença é também para alertar os ainda jovens para a prevenção da propagação da mesma. O que vamos fazer?
Exactamente. Esta doença não é só para aqueles que já a têm mas sobretudo para gerações que já cá estão. Serve para as pessoas se prevenirem mesmo as dos escalões mais novos e também porque podem vir a ter familiares com essa doença e terem a tarefa de cuidar deles, pelo que devem estar informados.
- Cuidar deles, quando não há tempo para cuidar dos filhos, quanto mais dos pais e avós…
- Isso é uma questão complicada. Antigamente os pais cuidavam dos filhos e estes um dia mais tarde iriam cuidar dos pais. Actualmente isso é mais complicado, porque os filhos têm as suas actividades profissionais e muitas vezes não conseguem conjugar a profissão e o cuidar dos pais. A hipótese é colocar num lar, mas ai, como sabemos a dificuldade é muita, porque temos de enfrentar as listas de espera, os valores são altos e por vezes nem os pais nem os filhos os podem suportar.
- De qualquer maneira é sempre bom chamar a atenção para esta e outras doenças e a forma de as detectar.
- Ainda bem que existem estas actividades, palestras, seminários, porque quanto mais informados estivermos e mais sensibilizarmos a população melhor.

Geraldo de Jesus