sábado, 23 de outubro de 2010

ESPECIALISTAS DEBATERAM MOBILIDADE, ESTACIONAMENTO E SUSTENTABILIDADE EM ALBUFEIRA

No âmbito do III Seminário Ibérico de Estacionamento
Nos últimos três dias, Albufeira acolheu os principais especialistas, decisores políticos e empresários de referência do sector da mobilidade, tendo as reflexões decorrido em torno da temática da Gestão do Espaço Urbano, em geral, e do Estacionamento, em particular.





Sob o lema “A Cidade Possível”, a 3.ª Edição do Seminário Ibérico de Estacionamento encerrou hoje com balanço positivo.
Albufeira, como Município Anfitrião, recebeu na passada Quarta-feira os participantes e os elementos da organização do III Seminário Ibérico de Estacionamento. A Cerimónia Oficial de Boas-vindas decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Carlos Rolo, em representação do Presidente, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Silva e Sousa, e pelo Vereador do Pelouro dos Transportes e Estacionamento, Eng.º Carlos Quintino.

Ciente da relevância deste evento para o Concelho, não só pela troca de ideias e experiências no espaço ibérico, mas sobretudo pela importância e pertinência das comunicações e respectivo prestígio dos oradores, o Vice-Presidente da Câmara Municipal mostrou-se visivelmente satisfeito.
A Abertura Oficial do Seminário Ibérico e Inauguração da Exposição, tiveram lugar ontem, dia 21 de Outubro, no CS São Rafael Atlantic Hotel e contaram com a presença do Presidente do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, António Crisóstomo Teixeira, em representação do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do Presidente da Mesa de Assembleia da ANEPE, Dr. Rogério Pacheco, do Presidente da ASESGA, D. Jaime Lopez Aguilar, e do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva.
O Autarca referiu que Albufeira é um Concelho atento e preocupado com os problemas da mobilidade e do estacionamento, no entanto, pelas características turísticas da cidade, pelo crescimento e flutuação de pessoas e veículos “(…) não tem sido fácil encontrar espaços e construir estacionamentos de proximidade (…)”. E relembrou, nomeadamente, as acções desenvolvidas pela Câmara Municipal na área dos transportes públicos: “(…) mais de 1 milhão de cidadãos utilizaram a rede urbana do Giro (…)”.
Ainda durante a manhã de ontem, e no âmbito do III Seminário Ibérico, teve lugar, em Albufeira, a Apresentação Pública do Citroën C-Zero, um carro movido a energia eléctrica lançado recentemente a nível mundial. Os participantes puderam, deste modo, testar o carro eléctrico, que começará a ser comercializado a partir de Janeiro próximo e que se destina sobretudo a trajectos curtos na cidade. Sempre atenta às questões da mobilidade sustentável, a Câmara Municipal de Albufeira já dispõe de 6 pontos de recarregamento gratuitos: 4 no Parque de Estacionamento P1, no Pau da Bandeira, e 2 no Parque de Estacionamento P5, na Avenida 25 de Abril.
Durante três dias, foram muitas as temáticas debatidas e diversos os pontos de interesse desenvolvidos neste III Seminário Ibérico. Os “Novos desenvolvimentos da indústria automóvel”, “O automóvel e a cidade”, “Legislação e fiscalização” ou “As energias tecnológicas no estacionamento” foram alguns dos painéis debatidos. Entre os oradores estiveram representantes das mais prestigiadas empresas do sector, como sejam a Citroën, EDP Inovação, AIPARK, International Parking Institute, TCM Enginy, European Parking, Empark, Saba e inúmeros autarcas portugueses e espanhóis, com responsabilidades na área dos Transportes e Estacionamento.
Também Albufeira, a cidade escolhida para anfitriã, representou um desafio neste Seminário, no sentido em que rompe com o paradigma das grandes cidades e força o sector a reflectir sobre outras tipificações possíveis, onde a organização e a mobilidade obrigam a esforços complexos e contínuos.
Depois das organizações decorridas no Porto (2006) e Saragoça (2008), “A Cidade Possível”, em Albufeira, pelo seu carácter actual e pertinente, pela grande adesão de participantes e pelo impacto positivo no Sector, encerrou hoje com balanço positivo.