sábado, 23 de outubro de 2010

Faro: Escolas portuguesas em análise na UAlg


“Escolas: Um olhar a partir da avaliação externa”serve de mote para o seminário que se realiza no próximo dia 27 de Outubro, às 14h00, no Anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, em Faro, onde vão ser apresentados os resultados de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ao longo do último ano.
Os seminários EDUORG, organizados pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, em articulação com Universidade do Algarve e a Barafunda, decorrem em diferentes pontos do País: Faro (27 de Outubro), Évora (5 de Novembro) e Lisboa (9 de Novembro).
Nos três dias vão ser apresentados os resultados de uma investigação centrada nos contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário nas regiões do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo. Far-se-á uma análise crítica com base nos relatórios de avaliação externa realizados pela Inspecção Geral da Educação, em que se aborda a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os perfis de liderança e o sucesso escolar. Todas as comunicações vão ser comentadas por peritos da área da Educação e acompanhadas por testemunhos de directores de escolas que viveram o processo de avaliação externa.
Como se enquadram as medidas políticas com impacto directo na organização escolar? Como se distinguem as organizações escolares? De que forma as escolas valorizam as aprendizagens e os resultados escolares? Que modelos de liderança caracterizam as escolas portuguesas? No decorrer das três sessões serão apresentadas possíveis respostas a estas e a outras questões, num espaço dedicado à crítica e ao debate.
Entrada livre, com pré-inscrição em: eduorg2009@gmail.com
Programa disponível em www.cies.iscte.pt.