quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fim do mercado de S.Luís - frente ao Estádio


A autarquia procedeu à remoção e relocalização da área de venda que funcionava no Largo de S.Luís. Esta zona era constituída por um aglomerado desordenado e caótico de tendas, que não cumpriam requisitos mínimos de apresentação, higiene e salubridade para estarem patentes ao público. Era uma péssima imagem para a cidade.
Está em causa a boa imagem da cidade, em particular de zonas densamente povoadas que carecem de um tratamento criterioso no ordenamento do espaço público, de molde a reassumirem a sua arrumação como artérias urbanas cuidadas, limpas e bem organizadas. Tal não se verificava.
Deste modo, tendo sido removidos as tendas e eliminados os despojos que estavam aí colocados, a Câmara relocalizou os comerciantes nas imediações do Mercado Municipal. Desta feita, todavia, optou-se por sediar os comerciantes com título para o efeito nas laterais da praça frontal ao Mercado, em espaços delimitados, bancas padronizadas, condições dignas e confortáveis tanto para vendedores como para consumidores e sem prejudicar o ordenamento do Largo Francisco Sá Carneiro. É a melhor solução.
Esta operação permite resolver um problema que se arrastava há décadas, zelando pelo espaço público e provendo a uma melhor organização da cidade.