quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Assinatura de Protocolos marca início do ano lectivo 2010/2011


Foram esta seginda-feira recebidos pelo executivo da Câmara Municipal de Tavira cerca de 200 professores, dos Agrupamentos de Escolas D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, numa cerimónia que marcou o início do ano lectivo, na qual foram assinados quatro protocolos de colaboração.
: Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
O presente acordo de colaboração, assinado entre o Munícipio e os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, tem como objectivo implementar nas escolas o ensino de Inglês, Actividades Físicas e Desportivas, o ensino da Música, outras actividades curriculares e o apoio ao estudo.
Estas actividades destinam-se a todos os alunos que nelas se inscrevam e pretendem adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias, bem como para garantir que esses tempos são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas.
: Programa de Apoio a Projectos e Actividades Educativas
O presente protocolo, assinado entre o Munícipio e os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, tem como objectivo apoiar projectos e actividades de interesse pedagógico, desenvolvidos pelas Escolas do Concelho de Tavira.
Os projectos devem integrar-se no Projecto Educativo/Plano de Actividades da Escola e deverão traduzir preferencialmente experiências inovadoras, de forma a melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem, bem como os níveis e perfis de formação dos alunos, reforçando, preferencialmente, a ligação Escola/Família/Meio.
A autarquia irá financiar os projectos apresentados pelas escolas, no que diz respeito a despesas relacionadas com materiais pedagógicos e aquisição de serviços, num investimento total de € 23.910,00.
: Protocolo – Programa sobre a gestão de pessoal não docente
O presente protocolo, assinado entre o Munícipio e os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, tem como objectivo regularizar e acabar com as lacunas e indefinições existentes na gestão de pessoal não docente.
Assim, cabe à autarquia conduzir processos relativos a carreiras, férias faltas e licenças, bem como horas extraordinárias, mobilidade interna, pedidos de aposentação, disciplina e análogos, formação, assiduidade, pedidos de substituição de trabalhadores ou alteração de posto de trabalho.
: Protocolo – Visitas de Estudo/ Actividades de Desenvolvimento Curricular
O presente protocolo, assinado entre o Munícipio, os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I e a Escola Secundária de Tavira, pretende contribuir para o aumento da oferta de oportunidades educativas, permitindo a participação de todos os alunos em visitas de estudo, dando resposta às várias dimensões da educação: motivar para a aprendizagem fora do espaço escolar; contextualizar as aprendizagens; valorizar os saberes e culturas; contribuir para a formação integral do aluno.
Compete à autarquia facultar as viaturas municipais, de forma equitativa entres os Agrupamentos/ Escola e níveis de ensino.
Pelo Agrupamento Vertical de Escolas EB2, 3 D. Manuel I, esteve presente o Director, Duarte Guerreiro Custódio, pelo Agrupamento Vertical de Escolas EB2, 3 D. Paio Peres Correia, esteve o Director Rui Manuel Mestre Domingos, e pela Escola Secundária de Tavira, José Otílio Pires Baía, o director da escola.
Após a assinatura dos protocolos, teve lugar a intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho, que nas suas palavras de boas vindas a todos os professores, deu a conhecer alguns projectos e melhoramentos a desenvolver durante o presente ano lectivo, nomeadamente:
Lançamento do NAPE – Núcleo de Apoio Psico-Educativo - uma equipa de trabalho que irá actuar nas escolas e procura acompanhar as crianças desde o pré-escolar até ao 9.º ano.
Melhoramentos, como pinturas e arranjos nas escolas do 1º ciclo, em colaboração com as Juntas de Freguesia, serão também vísiveis neste novo ano escolar, bem como melhores equipamentos informáticos.
Ao nível de pessoal, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que, pela primeira vez, serão colocados professores das Actividades de Enriquecimento Curricular através da plataforma do Ministério da Educação e que se encontram a decorrer concursos para admissão de pessoal não docente.
No que diz respeito às refeições, Jorge Botelho defende comida feita na hora nos refeitórios escolares, com produtos frescos oriundos da região que garantam total qualidade, medida aplaudida pelos professores, e que se prevê implementada já no próximo ano. Já a partir do mês de Outubro, entrará em funcionamento o regime da fruta escolar, que irá contemplar a distribuição de fruta nos intervalos aos alunos do 1.º ciclo.
Com estas medidas e novos desafios a autarquia tavirense confirma a sua preocupação na área da educação e mostra a vontade de trabalhar para proporcionar mais e melhores condições aos alunos, professores e pessoal não docente das escolas do nosso concelho.