quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ministra do Trabalho Estima que Desemprego esteja Mais Baixo em Abril


A ministra do Trabalho e Solidariedade Social estimou hoje que o número de desempregados em Portugal vá começar a baixar já nos dados referente ao mês de abril, acompanhando os últimos dados do crescimento económico e o início da sazonalidade.
A economia portuguesa cresceu 1,7 por cento no primeiro trimestre do ano em relação ao período homólogo e avançou um por cento face aos três meses anteriores, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"Entrámos já naquela que é chamada a fase da sazonalidade, portanto eu espero que os dados de abril sejam já também no sentido daquilo que foram os dados do crescimento económico", declarou aos jornalistas a ministra Helena André, à margem de uma visita a ações de formação na área da construção civil que decorrem no Centro de Formação Profissional de Faro.
Com os últimos dados do INE referentes ao primeiro trimestre deste ano, Helena André afirmou que a economia portuguesa está a dar "sinais de dinamismo" e está convicta que o país está num "momento de viragem" e de "viragem também no número de desempregados".
"Eu acho que são dados muito importantes e que mostram que a nossa economia começa a descolar com alguma sustentabilidade e espero que tenha também reflexo nos dados do desemprego e que possamos finalmente assistir à inversão da curva e que possamos continuar a baixar a entrada no desemprego", disse a ministra.
Os números do desemprego são "preocupantes", mas se houver um estancamento do desemprego a ministra acredita que já se estará numa "via de progressão positiva".
Helena André deslocou-se hoje ao Algarve para anunciar o prolongamento do programa "Iniciativa Emprego 2010" - que arrancou em 2009 -, uma iniciativa do Governo que vai dar a possibilidade a 760 mil pessoas de conseguirem um estágio ou formação, nomeadamente na área da construção civil, um setor que representa 18 por cento do PIB e que nos últimos sete anos perdeu 114 mil postos de trabalho.
A ministra do Trabalho escolheu o Algarve para anunciar o prolongamento do programa "Iniciativa Emprego 2010" por ser uma "região muito afetada com a redução da actividade económica, nomeadamente na área da construção civil e turismo", explicou, alertando para a urgente necessidade de empresas e escolas trabalharem mais em conjunto para adequarem a formação às necessidades do mercado.
Em janeiro deste ano, o Algarve registava 30 mil desempregados, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O programa "Iniciativa Emprego 2010" vai apoiar o setor da construção civil e turismo, mas também a fileira do têxtil, cerâmica e metalo-mecânica, e vai custar ao Governo "mais de 400 milhões de euros", um valor idêntico a 2009, adiantou a ministra.