segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tavira: "Passeios Patrimónios da Terra" em Cachopo


O Serviço Educativo do Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira propõe para o dia 7 de Fevereiro, Domingo, um percurso guiado em Cachopo sob o tema “Dos ventos à produção de farinhas: os moinhos de vento”, sob a orientação de Marta Santos e Manuel Custódio. O ponto de encontro é no Terminal Rodoviário de Tavira às 9h30.
Os moinhos de vento existentes no concelho de Tavira, aproveitam a força do vento para mover o seu engenho de moagem e enquadram-se na tipologia de torre fixa em alvenaria de xisto e onde apenas a cobertura e engenho são orientados na direcção do vento – designados por cabresto.
Rebocado e caiado, os moinhos brancos, serviriam para a moagem de farinha para consumo humano, como o trigo e o milho, contrastadamente aos de alvenarias de pedra à vista que se destinavam apenas à produção de farinhas para usos animal como a cevada, o centeio e a aveia.

Informações

Inscrição obrigatória: Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria (ficha de inscrição, clique aqui).
N.º Máximo de participantes: 20 pessoas (limitado à capacidade do autocarro).
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável.
Informamos ainda que está previsto almoço no Restaurante em Cachopo, especialmente encomendado com iguarias do nosso património gastronómico (queijo e presunto caseiro, cozido de grão e pudim de mel), e que será custeado pelos participantes (8,50€). Na inscrição deverá informar se pretende reserva para almoço.
Esta actividade do programa “Passeios Patrimónios da Terra” está integrada na exposição "Moinhos de Maré do Ocidente Europeu" do Ecomuseu do Seixal, patente na Casa André Pilarte até 15 de Fevereiro de 2010, e destina-se ao público em geral.
“Passeios Patrimónios da Terra” consistem na interpretação dos espaços humanizados e das tecnologias tradicionais, a partir dos conhecimentos empíricos da utilização das matérias-primas e seus processos de transformação, distribuídos ao longo do ano de acordo com os ciclos agrícolas e práticas de construção tradicional.
Para mais informações e inscrições:
Serviço Educativo do Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt
Web: www.cm-tavira.pt
Telefone: + 351 281 320 500 (ext. 324)
Horário: 10h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 (De Terça a Domingo)