sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social em Tavira



No próximo dia 17 de Janeiro, Domingo, a Senhora Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena dos Santos André, desloca-se a Tavira numa visita de trabalho que inclui a assinatura de um protocolo e o lançamento de 1.ª pedra.

A visita inicia-se com a cerimónia de assinatura do alargamento do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI), entre o Instituto de Segurança Social, IP (Centro Distrital de Faro) e a Âncora – Associação Centro Comunitário de Santa Luzia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tavira, pelas 11h00.

Este protocolo de cooperação pressupõe que a associação Âncora desenvolva acções de acompanhamento dos beneficiários do RSI, de forma a garantir a sua inserção e progressiva autonomia, através de diagnósticos da situação familiar, de relatórios sociais, de negociação e elaboração do programa de inserção, e posterior execução, acompanhamento e avaliação do programa de inserção.

Tendo em consideração os resultados positivos obtidos através do mesmo, este é renovado por mais 2 anos, sendo que o Centro Distrital de Segurança Social irá assegurar o financiamento de 16.078,84 €, que irá beneficiar 250 agregados familiares de todas as freguesias do concelho.

Pelas 12h30, terá lugar a cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra e celebração do auto de consignação da empreitada de construção da creche “o Bambino” e “Lar de Santa Marta” – Centro Social e Paroquial de Santa Maria, na Urbanização da Pegada.

Este centro inter-geracional, com uma área de construção de cerca 2.700 m2, representa um investimento no valor de 2.199.500,00€, e irá acolher 40 idosos, e 66 crianças em 5 salas (2 berçários, 1 sala dos 12 aos 24 meses e 2 salas dos 24 aos 36 meses). A obra tem um prazo de execução de 18 meses.