terça-feira, 24 de novembro de 2009

Praia da Manta Rota distinguida com primeiro lugar


Prémio “Praia Mais Acessível”

A praia da Manta Rota obteve o 1º lugar do Prémio anual “Praia Mais Acessível”, levado a cabo pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pelo Instituto da Água e pela Fundação Vodafone Portugal, que considerou esta praia um modelo a seguir em termos de requalificação e acessibilidade.

Este Prémio, que teve a sua primeira edição este ano, no âmbito do projecto “Praia Acessível – Praia para Todos”, pretende reconhecer as praias que, durante a época balnear, se venham a distinguir ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidades.

Inaugurada em 2007, a requalificação da Praia da Manta Rota, no Concelho de Vila Real de Santo António, permitiu oferecer aos seus visitantes condições consideradas exemplares para uma deslocação à praia. Para além da reformulação da circulação automóvel e da criação de uma nova zona de estacionamentos, recuperou-se a zona dunar e renaturalizaram-se áreas que estavam degradadas. Foram, ainda, construídos passadiços sobrelevados de acesso à praia, bem como uma vasta área de lazer e de recreio.

Todas estas intervenções tinham sido já reconhecidas pelo projecto “Praia Acessível − Praia para Todos”, no âmbito do lançamento do Prémio, ocasião em que a Praia da Manta Rota foi apontada como um exemplo de boas práticas a ser seguido pelas zonas balneares de todo o país.