quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"OS MEUS AVÓS AINDA APRENDEM?"

Tema actual e preocupante. Ser idoso A Associação Âncora, organizou, na Biblioteca Municipal, Álvaro de Campos, uma acção de sensibilização, destinada a técnicos da área social, subordinada ao tema "Os meus avós ainda aprendem?", orientada pelo Professor Joaquim do Adro, que apresentou vários casos de pessoas que "perdidas" pela serra se tornaram elementos úteis, com melhor qualidade de vida, fazendo artesanato ou participando noutras áreas outras áreas, depois de terem participado em reuniões direccionadas no sentido de criarem motivação para um envelhecimento saudável.
- Terminada a sessão, Algarve Press colocou a Joaquim do Adro, a vida dos idosos não está nada facilitada? - De maneira nenhuma. Felizmente que dentro de alguns contextos vão-se realizando estes processos formativos de maior atenção aos idosos. Considerar os idosos como um elemento que pode participar em actividades de aprendizagem que é um elemento útil, mas também há outros contextos, como eu dizia há pouco, ele, é um peso para o Estado, para a Segurança Social.
É considerado que não tem capacidade de aprendizagem, o que é completamente errado. Começa a observar-se agora que com o custo de vida a aumentar, com a carestia que há, alguns familiares passaram a ter dificuldades em colocar os idosos em determinados Centros Comunitários, em espaços onde possam ter melhor qualidade de vida. Isso preocupa-me bastante, porque acabam por ficar abandonados em casa e isso é muito mau. Isso é mesmo ser velho à espera que o tempo passe. Essa questão da crise, das dificuldades de vida das famílias é muito preocupante e os idosos acabam por ser vitimas dessa situação.
- Vitimas duplamente porque normalmente sofrem de doenças, com os medicamentos mais caros, com os cortes nos Hospitais, ainda se torna mais difícil. - Exactamente. Cada vez a vida dos idosos se torna mais complicada. Na situação de crise todos sofrem, mas quando se é jovem, encontram-se alternativas. Agora quando se é idoso, com as dificuldades de acesso aos medicamentos, aos Hospitais… Os filhos preocupados com o “stress” da sua vida diária. Fechados em casa. Quando vão para os Centros Comunitários, Centros de Dia, Lares, onde há algum acompanhamento, convivem com outras pessoas, ainda passam bem.
A partir do momento que sejam retirados desses espaços, vai ser muito complicado e receio que vamos passar a ver mais idosos nos bancos dos jardins, sentados em casa frente à televisão. Esse é um problema muito grave que se avizinha. A pessoa sentir-se sozinha, ai sim, a pessoa vai ser um peso morto. Os idosos têm um papel muito importante na participação cívica, activa, em certos processos de formação e conhecimento. São pessoas tão importantes neste ciclo social como qualquer outro. É um autentico desperdício não serem rentabilizados e aproveitados. - Em especial, entre aqueles que estão mais no interior, mais isolados, pode vir a provocar suicídios? - Esse é um problema. Houve uma altura em que se davam processos formativos e de alguma atenção para as pessoas idosas, situadas em montes mais isolados. Conviviam. Agora começam os Centros de Saúde com menos assistência. A questão das freguesias. Tudo leva no sentido de maior isolamento e cada vez ficarem mais perdidos no meio daqueles montes. Isto de facto, está cada vez mais complicado, para as pessoas idosas e para todos nós. Geraldo de Jesus