quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ÁLVARO DE CAMPOS E ARREDORES

- Colocada primeira placa, de um futuro roteiro poético
A Associação Casa Álvaro de Campos, organizou um seminário evocativo dos cento e vinte e um anos da morte de Álvaro de Campos. A abertura do seminário, que decorreu numa unidade hoteleira da cidade, foi antecedida da inauguração da exposição de fotografias de Claire Xavier. Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Associação Casa Álvaro de Campos, Carlos Lopes, o Presidente do Município, Jorge Botelho e a Professora, Teresa Rita Lopes, usaram da palavra, dando as boas vindas aos participantes.
Os trabalhos decorreram ao longo do dia, sob a coordenação da Professora, Teresa Lopes e a encerrar, no muro da Escola do Ensino Básico, nº. 1, foi descerrada uma placa com o poema, “Notas sobre Tavira”, da autoria de Álvaro de Campos. Terminada a curta cerimónia, o Presidente do Município, Jorge Botelho, disse-nos que muita gente não sabe, mas os tavirenses sabem, que Fernando Pessoa, fez nascer o heterónimo, Álvaro de Campos, aqui e que é uma figura que só viveu na sua cabeça, onde ele reflectiu muito da sua personalidade.
“No passado, a Câmara Municipal de Tavira, colaborou com a Associação Casa Álvaro de Campos, para a organização do seminário que foi feito e para a cedência de uma sede que é na Corredora. A Associação durante longos anos esteve parada, mas com a dinâmica do Dr. Carlos Lopes e a sua equipa e de toda esta gente que gosta de colaborar na literatura, na cultura e levar Tavira bem longe. Este ano, a comemoração dos cento e vinte anos da morte de Álvaro de Campos, mais um encontro literário, mais uma reflexão sobre Álvaro de Campos e com uma novidade que foi a colocação da primeira placa alusiva à obra do poeta. A esta seguir-se-ão muitas outras num roteiro poético que pretendemos seja conhecido internacionalmente”.
Carlos Lopes, referiu-nos que a Casa Álvaro de Campos já vem de 1987, com o Vítor Pomar, mas esteve parada durante cerca de dez anos. Nós retomamos a actividade com a ambição de dar a conhecer melhor, aos tavirenses, este poeta que é um dos mais importantes a nível mundial. Ainda recentemente, estive em Sevilha, no lançamento de um livro de um autor espanhol que afirmou, por exemplo, “A Tabacaria” era o poema mais importante do século XX na literatura mundial. Não é de Portugal, não é Ibérico, é mundial. Portanto, nós podemos espalhar e divulgar, servirmo-nos do facto de Fernando Pessoa ter feito nascer o Álvaro de Campos em Tavira, para o divulgar e servir de chamariz para a nossa terra, para um certo desenvolvimento cultural”
- Vai ficar por uma acção anual ou vão ser feitos outros eventos? - Nós temos feito tertúlias, com pessoas da literatura, da filosofia, da história e outros. Pretendemos trazer cá, todos os meses, para debatermos, conversarmos, ouvirmos pessoas. Temos feito algumas conferências. Fizemos com José António Barreiros. Ele foi prefaciador de uma nova edição do “Príncipe de Maquiavel”.. Trouxemos o Arnaldo Matos que falou sobre o 25 de Abril. Temos em carteira uma série de iniciativas. Esta que estamos a inaugural é uma placa com poema do poeta. Pensamos ser a primeira de dezenas que queremos espalhar pela cidade, para que haja, um roteiro poético do Álvaro de Campos, que será um chamariz importante para a cidade. Para além disso queremos organizar outros cursos, a literatura, a história da arte, filosofia, isto é; todos os campos que digam respeito à cultura, não tem de ser necessariamente, só Fernando Pessoa, tendo sempre como presença o Álvaro de Campos que nós queremos divulgar. Geraldo de Jesus