quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Chef Manuel Pires reinventa sabores tradicionais na Demonstração Gastronómica de São Brás de Alportel
“Setembro, mês da Uva” revela novos sabores intemporais pela mão do Chef Manuel Brazão Pires, em mais uma Demonstração Gastronómica no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, na manhã do próximo sábado, dia 24.
Formado em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria do Algarve, há apenas 4 anos, Manuel Brazão Pires, já marcou presença em diversos espaços de prestígio e participou em importantes concursos gastronómicos.
Para este jovem de apenas 25 anos, a “cozinha é um universo” que o seduz cada vez mas, gosta, em particular, da Cozinha Portuguesa, ”uma cozinha muito completa, cheia de aromas, cores, essências e sabores” e rende-se ao irresistível desafio de “remexer no receituário e dar-lhe um toque contemporâneo, preservando sempre a qualidade e tradições”.
Em mês de vindimas, Manuel Pires propõe uma saborosa ementa, composto por 4 pratos originais que aliam a saúde, a qualidade e o requinte, bem acompanhados por vinhos do Algarve!
A Demonstração Gastronómica terá início com a Sopa “Nos feijões quentes e brancos, escalda-se um coelho”, seguindo-se a Entrada de “Camarão bronzeado à sombra de uma laranjeira, num pôr de sol algarvio”, o “Carapau “xeremgado”, aconchega-se numa chemela refrescante”, por Prato Principal e, para fechar a Sobremesa de “Numa manhã amendoada, enxerta-se uma figueira e alfarrobeira…”
A tradição bem algarvia, presente na tipicidade dos nomes é salteada com a inovação e criatividade dos jovens chef’s são-brasenses que mês após mês invadem o Mercado Municipal de sabores e aromas irresistíveis.