segunda-feira, 11 de julho de 2011

Zé Eduardo traz Flajazzados a Olhão

O músico, compositor e pedagogo Zé Eduardo apresenta na próxima sexta-feira, dia 15 de Julho, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão, o seu último trabalho: Flajazzados. É este o nome de mais uma ‘provocação’ do decano do jazz português.
Flazazzados, nome do grupo que há algum tempo anda na estrada e que recentemente também se estreou em disco, destaca-se pela vocalização, declamação e pelo sarcasmo e nonsense das letras. Tudo suportado por uma excelente banda sonora, já que o disco é todo ele bastante visual, mercê até da gravidade e do sarcasmo da voz de Vítor Reia, autor também das letras e que marcará igualmente presença na biblioteca olhanense.

Trata-se de um disco de canções, com letras de Reia com nomes invulgares como «a passarada avoa, avoa» «lenda mal parida» ou «deus anda de lado».
Mas ainda assim o jazz está presente do princípio ao fim, afinal é Zé Eduardo o autor de toda a composição musical deste trabalho; até mesmo nos temas mais funky ou no momento de fado que se intromete na «lenda mal parida», cantada por Viviane. O jazz vai-se intrometendo pela voz do saxofone de Jesus Santandreu, no trombone de Toni Belanguer, nas baquetas de Sónia Cabrita ou até mesmo no piano de Zé Eduardo. Tudo isto faz a diferença.
Neste que não é um típico disco de jazz, o humor anda de mãos dadas com a música. Aqui, a palavra e o jazz abraçam o universo da "spoken word", tornando-o assim uma proposta original no panorama do jazz português.
A não perder, na próxima sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Olhão.