segunda-feira, 11 de julho de 2011

FORMANDOS PINTAM ESCOLA DO CARMO

A Fundação António Silva Leal tem a decorrer um projecto de formação apoiado pelo POPH, no âmbito da Formação para a Inclusão. Ao abrigo do projecto está a decorrer desde o dia 26 de Abril o curso de Pintura de Edifícios, cuja conclusão está prevista para o final deste mês. A formação é frequentada por 18 formandos adultos, residentes no Concelho de Faro, em situação de desfavorecimento socioeconómico e em risco de exclusão social.

Sendo um projecto de formação – acção, a aprendizagem é essencialmente prática e tem permitido desenvolver alguns trabalhos de apoio à comunidade. Na cidade de Faro, em colaboração com a Câmara Municipal, está-se a proceder à recuperação/pintura da parte exterior da Escola EB1 do Carmo.

Para além da pintura do edifício da escola, fez-se também um trabalho de reconstrução de algumas partes dos muros que se encontravam muito degradados (conforme é visível nas fotografias anexas).
O objectivo principal é desenvolver não só competências técnicas e profissionais, mas também pessoais e sociais que permitam a reinserção dos formandos no mercado de trabalho.
No final da formação, receberão um certificado que atesta as competências adquiridas na área da Pintura da Construção Civil. Pretende-se que esta iniciativa se constitua uma mais valia no combate ao desemprego e consequentemente ao risco de exclusão social.
O Município de Faro acolheu esta iniciativa com satisfação, pois além de possibilitar a reabilitação de alguns edifícios que carecem de pequenos reparos, encaminham jovens potencialmente em risco para a vida profissional dotando-os de mais valias e aproximando-os do mercado de trabalho.