segunda-feira, 11 de julho de 2011

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA HOSPITAL DE LOULÉ EM DIA DE FESTA PARA A CIDADE

“Nenhum cidadão pode ser excluído do acesso aos serviços de saúde por causa dos seus rendimentos”, referiu o Presidente da República, Cavaco Silva, durante a inauguração do Hospital de Loulé, que decorreu na passada sexta-feira, 8 de Julho.

Foi com “uma satisfação muito especial” que o Chefe de Estado regressou à sua terra natal para presidir a uma cerimónia particularmente importante para a comunidade louletana pois, após vários anos de empenho por parte da Autarquia e Santa Casa da Misericórdia, a cidade vê finalmente esta unidade hospitalar voltar a estar ao serviço da população.

Unidade integra componente pública e privada. Chefe de Estado falou da importância das Misericórdias na área da Saúde

“Hoje renasce como hospital moderno, após uma profunda reabilitação e ampliação que reflecte um bom exemplo de parceria estabelecida entre a Santa Casa, Câmara Municipal e o Estado”, disse Cavaco Silva que enalteceu o papel das misericórdias e sublinhou a necessidade destas serem vistas como “parceiras do Estado na aplicação mais racional e justa dos instrumentos de protecção na doença”. “Se o Estado não tem capacidade de assegurar a qualidade e eficácia dos serviços de saúde, então deve delegar e partilhar com outras organizações”, disse ainda o Presidente da República.

Nesse sentido, Cavaco Silva sublinhou a diferença entre provisão e produção de bens públicos. “A provisão de bens públicos diz respeito ao usufruto gratuito de serviços por parte dos cidadãos, serviços que cabe ao Estado prestar. Mas isso não implica que a produção dos serviços seja feita no próprio Estado. O conceito de serviço público centra-se na provisão pública, isto é, na satisfação de necessidades dos cidadãos, satisfação com qualidade e eficácia, e não na visão ideológica e obsoleta da exclusividade da produção por parte do Estado”, disse.
Neste momento, Cavaco falou da encruzilhada que Portugal se encontra em termos da Saúde, mas que esta não é imune ao princípio da justiça social. “Os cidadãos com diferentes rendimentos podem, eventualmente, dar diferentes contribuições para a distribuição dos encargos com a saúde”, sublinhou
Quanto ao Hospital de Loulé, o líder da nação enalteceu o esforço conjunto da Autarquia e Santa Casa da Misericórdia de Loulé, nesta reabilitação que permite agora oferecer uma boa cobertura de cuidados de saúde numa zona tão importante para o Algarve e país. “Hoje temos aqui um hospital modelar, em resultado de um esforço heróico que foi feito para a sua recuperação ao serviço dos portugueses”, concluiu.
VEJA E LEIA MAIS NO NOVO QUINZENÁRIO ALGARVE PRESS - DIA 15 DE JULHO