terça-feira, 3 de maio de 2011

UALG recebe I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento


A Universidade do Algarve acolhe o I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), de 5 a 7 de Maio, no Campus de Gambelas, em Faro. Esta conferência internacional reunirá importantes professores e investigadores da área dos estudos fílmicos, televisivos e de video-arte, como Malte Hagener, membro da Direcção do European Network for Cinema and Media Studies, Fernão Pessoa Ramos, da Universidade Estadual de Campinas, e os realizadores portugueses Paulo Filipe Monteiro e Edgar Pêra.
O evento, que tem como objectivo promover e discutir a investigação da imagem em movimento, contará com a participação de mais de 80 convidados, divididos em cerca de 20 mesas.
No último dia, de realçar a realização de um workshop sobre Pirataria Legal, abrindo espaço a uma mesa-redonda sobre a investigação de cinema em Portugal, que contará com a presença do vice-presidente da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa. Decorrerá ainda, durante o Encontro, uma feira do livro sobre esta área de estudos, que integrará lançamentos de publicações de autores presentes.
Mais informação em: http://aim.org.pt/encontro/
Sobre a Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
A AIM surge da vontade de reunir em Portugal, numa mesma entidade, um conjunto de investigadores que têm em comum objectos e temas de pesquisa.
À vontade de saberem exactamente quem são e onde trabalham, em que projectos estão envolvidos e a que instituições estão ou poderiam estar ligados, juntou-se a coincidência gradualmente mais frequente de se encontrarem em conferências, colóquios e reuniões sobre o estudo das imagens em movimento.
Entre os objectivos da AIM, encontram-se a promoção da investigação em áreas como o cinema, a televisão, a arqueologia do cinema, o vídeo, a internet, assim como a promoção de encontros científicos regulares e a edição de uma revista.
Através destas actividades, a AIM pretende conseguir ser uma plataforma funcional de conhecimento e de partilha científica, história e pedagógica entre os vários investigadores que, em Portugal e fora do país, trabalham sobre imagens em movimento.