terça-feira, 3 de maio de 2011

Câmara de Lagos recebe 1º Prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental promovido pela Associação da Bandeira Azul

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Barroso, estará em Lisboa, no próximo dia 05 de Maio, para receber o Prémio de 1º Classificado atribuído ao Município de Lagos, no âmbito do Programa da Bandeira Azul 2010.
Júlio Barroso será um dos convidados da Cerimónia das Comemorações dos 25 Anos do Programa Bandeira Azul, que irá decorrer no Oceanário de Lisboa e que contará com a presença da Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Dulce Pássaro.
Recorde-se que, no início deste ano, a iniciativa “Apeixonados”, promovida no Verão passado pela Câmara Municipal de Lagos, foi distinguida com o 1.º prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos da responsabilidade da Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).Realizada no âmbito da Campanha da Bandeira Azul, que a autarquia organiza há vários anos consecutivos, a actividade “Apeixonados” foi uma das diversas iniciativas integradas na semana temática sobre a Biodiversidade, que decorreu em Agosto passado.

Através desta actividade, pretendeu-se dar a conhecer a biodiversidade existente nos rios e mares, através da leitura de quadras, adivinhas e poemas do livro “Apeixonados”, ao mesmo tempo que se mostrava as ilustrações existentes neste, para auxiliar na descoberta das respostas.
Trutas, piranhas, carpas, lontras, cavalos-marinhos, golfinhos, foram algumas das espécies marinhas retratadas nas quadras, adivinhas e poemas, escritos por José Pinheiro e ilustrados pela sua filha Catarina Pinheiro (com 14 anos, na altura).
Esta é mais uma distinção que vem reconhecer o trabalho e confirmar o lugar de destaque da Câmara Municipal de Lagos em matéria de educação ambiental, designadamente no âmbito da Bandeira Azul, onde o Município já foi distinguido várias vezes com os 2ºs e 3ºs prémios.

Informação Complementar: APEIXONADOS
Apeixonados é um “livro-jogo” infanto-juvenil, líquido e compósito, a quatro mãos, que resulta do entrelaço entre os jogos de palavras do pai e dos desenhos da filha, com o objectivo de multiplicar a ternura partilhada e a paixão única pela biodiversidade existente nos rios e nos mares. Com apenas 13 anos, Catarina Pinheiro ilustrou de forma criativa e inventiva a obra Apeixonados, “livro–jogo” de adivinha e de descoberta, cuja temática central reside em torno da água e da riqueza da biodiversidade. Nesta viagem, os leitores - pais, filhos, professores, educadores, alunos, animadores, artistas e outros, no mínimo em pares - são convidados a descobrir e a identificar, em “espaços-tempo” de diálogo e de ternura partilhada, os seres viventes nos rios, nos mares e nos oceanos.
O carácter inovador da obra, a temática central do livro em torno da água, da preservação e conservação em equilíbrio da natureza, a importância do desenvolvimento da ligação Escola – Família - Comunidade a que se alia a Celebração de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, foram factores que pesaram para que este livro tivesse sido partilhado na Praia de Porto de Mós, em Lagos. A obra Apeixonados foi apresentada através da leitura partilhada em conjugação com marionetas manipuladas pelas crianças, realizadas pelo Teatro de Marionetas MACAPI, representadas pelo Rei Neptuno, pela Sereiazinha e por outros peixes dos rios e dos mares.