Assinala-se, no dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. A Câmara Municipal de Tavira aderiu às celebrações, cujo tema, deste ano, é “Museus e Memória”. Neste sentido, o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria preparou um programa, para todos, com entradas livres nas exposições, oficinas e nos espectáculos.
A oficina “As sonoridades da cidade e mundos rurais” realiza-se, pelas 18h00, no Palácio da Galeria, e gira “em torna dos romances, orações, músicas de embalar e cantigas de roda”. A acção será orientada por Rui Moura Jerónimo, professor e musicólogo, e acompanhada pelo Grupo Musical de Santa Maria.
Estão agendadas, igualmente, visitas orientadas à exposição “Cidade e Mundos Rurais: Tavira e as sociedades agrárias”, pelas 11h00 e as 21h30.
Decorre, ainda, no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria, pelas 22h00, a estreita absoluta de “O Espectáculo – Uma Ópera Grelhada” de Fernando Pinheiro (pintor) e Zé Eduardo (músico e compositor).
No cenário do antigo Parque de Festas, situado nas traseiras do Palácio da Galeria, e junto às estruturas arqueológicas, a memória do lugar será reactivada com a exibição deste espectáculo de entradas gratuitas e lotação limitada.
No âmbito das comemorações desta data, decorre, de 18 a 25 de Maio, na Casa André Pilarte, a exposição “Tempo, Memórias e Museu”, numa parceria com a Associação Âncora.
Trata-se de uma instalação resultante de um projecto de intervenção comunitária, iniciado em Outubro de 2010, com pessoas do concelho de Tavira, em torno do seu percurso biográfico e vivências sociais.
Esta estará aberta ao público, de Terça-feira a Sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.