A escola hoteleira de Portimão recebeu de braços abertos, alunos do ensino secundário na «Semana Profissional», a decorrer na instituição entre os dias 2 e 5 de Maio de 2011. A 10ª edição desta iniciativa contou com a presença de cerca de 250 alunos visitantes, que foram surpreendidos por actividades pensadas para animar o evento.
Os participantes da Semana Profissional contaram com uma recepção feita pelo Director Pedro Moreira, que como um bom anfitrião, deu as boas-vindas e expôs a oferta formativa da escola.
Num ambiente de curiosidade e expectativa, os grupos de alunos visitantes foram guiados por formandos da EHT Portimão, a uma viagem ao mundo da hotelaria e do turismo. Na primeira paragem, os passageiros desta aventura tiveram direito a um mini cocktail, acompanhado de biscoitos.
Depois de terem retomado o fôlego, os alunos visitantes tiveram entrada na «Sala de Restaurante». Os convivas depararam-se com a recriação de um ambiente de restauração, onde 6 voluntários foram alvo da apresentação da carta do restaurante e da respectiva recolha do pedido, do serviço da água e do vinho, e da confecção apresentada em cloches, pelos alunos do 2º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.
Estes alunos foram supervisionados pelo formador Telmo Queirós, que deu também destaque às demonstrações preparadas pelos discentes do 3º ano do mesmo curso. Estas incluíram um exemplo da preparação de uma sobremesa e o serviço de vinho, cujo gargalo da garrafa teve de ser retirado com perícia.
Na «Sala de Bar», os viajantes embarcaram no mundo da preparação de bebidas. Enquanto uma formanda do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas preparou um cocktail, na parede atrás passavam algumas exibições de flairs. Dentro deste ambiente animado, vários alunos decidiram participar na preparação de bebidas, das quais fizeram parte um cocktail, uma cascata e um dominó de bebidas, os dois últimos supervisionados por formandos do 3º ano do curso em questão.
Entre outras aventuras programadas para encantar quem visitasse a escola, destacou-se também a «Sala de Cozinha», onde confecções preparadas pelos formandos do 2º e 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria adoçaram a vista e o paladar dos presentes.
Além destas actividades, os formandos tiveram oportunidade para divulgar a temática do turismo sustentável, através da criação de uma área dedicada à natureza, dinamizada por um jogo de verdadeiro/falso.
O fim da visita foi pensado pelos formandos do curso de Operações Turísticas e Hoteleiras, com o «Terminal 69». A recepção da zona consistiu num «check-in», onde os formandos encaminharam os convidados para uma recriação de um voo. Todo o «trajecto» da viagem foi dinamizado pelos alunos, que simularam um serviço de hospedagem português com tradução em inglês e espanhol.
No desembarque em Marrocos foi simulado também a Recepção de um hotel, que além de contar com a decoração típica tradicional, teve direito às boas vindas dos viajantes em francês e em português.
Apesar de ter havido um decréscimo no número de visitantes, como afirma Sandra Pereira – responsável Administrativa Financeira, «o maior veículo de comunicação é abrir as portas ao público, porque é uma maneira de mostrar que a escola de hotelaria e turismo envolve muitas mais actividades além das de hotelaria e do turismo».
Graças ao sucesso desta iniciativa pode-se dizer ‘venham mais 10’!