quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve arrecada Ouro e Bronze para o WorldSkills



Ricardo Isidro arrebatou a medalha de Ouro, na Prova de Cozinha - apuração WorldSkills

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve arrecada Ouro e Bronze para o WorldSkills Internacional.
A passadeira vermelha foi estendida aos dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que embarcaram no concurso WorldSkills International, e que trouxeram para o sul do país duas medalhas, numa apuração a nível nacional.
O WorldSkills International é tão só o mais importante concurso das profissões do mundo, sendo realizado desde 1950, ano em que a 1ª edição ocorreu em Madrid.
Tal como é referido na página oficial do evento «o WorldSkills International fornece um meio único de troca e comparação de padrões de competência padronizados mundialmente, em profissões industriais e em serviços da economia global».
A Escola de Formação Turística de Ponta Delgada foi o palco escolhido para a selecção dos representantes do país, entre os dias 1 e 7 de Maio de 2011.
Ricardo Isidro, ex- formando de Cozinha/Pastelaria e de Técnicas de Gestão Hoteleira da EHTA, foi galardoado com a Medalha de Ouro na Prova de Cozinha.

Já Nuno Palma Carlos arrebatou a Medalha de Bronze, na Prova de Serviço à Mesa. Actualmente é aluno do 3º ano do curso de Restauração/Bebidas da escola.
O vencedor da Prova de Cozinha irá assim, fazer parte do plantel de finalistas da 41ª edição do concurso WorldSkills International, a decorrer em Outubro no Reino Unido, Londres.
Esta competição congrega em si um misto de competências e aptidões normalizadas, nos vários sectores de actividade profissional. As TIC, Contabilidade, Carpintaria ou Cabeleireiro, exemplificam apenas algumas das profissões representadas.
O campo da Hotelaria e do Turismo integra o leque variado de sectores em jogo, e já não é a 1ª vez que a EHTA traz na mala uma Medalha de Ouro. Este feito foi conseguido, pela última vez, em 2007, ano em que a EHTA participou na Finalíssima do concurso no Japão.
É de salientar que a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi também representada no concurso, pelo Chef Henrique Leandro.
Já há 10 anos nestas andanças, este Chef foi agora Presidente de Júri na Prova de Cozinha. Graças à sua posição, implementou uma nova regra no regulamento: a isenção de voto por parte dos Presidentes de Júri.
Os formandos conseguiram a qualificação unânime por parte dos membros do júri, depois de cinco dias de provas intensivas.