quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pradarias marinhas são tema da próxima Conversa sobre a Ria Formosa

A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa promove, amanhã, dia 20 de Maio (sexta-feira), pelas 16h00, no Hotel Faro, a 3ª sessão do ciclo “Conversas Sobre a Ria Formosa”, desta vez dedicada à temática das pradarias marinhas.
Dirigida a técnicos, interessados e público em geral, a sessão ”Pradarias Marinhas e Valorização da Ria Formosa”, abordará vários aspectos relacionados com aquela temática.

Além de responsáveis de sectores da Administração relacionados directa ou indirectamente com o tema, participam também na sessão especialistas naquela área e dirigentes de associações de viveiristas e de moradores da Ria Formosa, que falarão sobre a importância de assegurar a preservação das pradarias marinhas como base do ecossistema e da vida na laguna.

Abundantes na Ria Formosa, as pradarias marinhas são manchas constituídas por plantas aquáticas, distribuídas nos oceanos, águas costeiras, lagoas, rias e estuários, ocupando grandes extensões em fundos de areia ou vasa (fundo lodoso), em zonas bem iluminadas. Podem alcançar profundidades de 30 metros ou mais.
Na sessão de abertura da sessão participam o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, e a Presidente da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, Valentina Calixto.
Posteriormente, intervirão os seguintes convidados: Alexandra Cunha, do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, Comandante Marques Ferreira, do Departamento Marítimo do Sul, Carlos Vale, da Unidade de Ambiente Marinho e Biodiversidade (IPIMAR), Américo Custódio, da Associação de Viveiristas da Ria Formosa (VIVMAR), Sílvia Padinha, da Associação de Moradores da Ilha Culatra (AMIC).
Durante a sessão, será assinado o contrato ADOPTE entre a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, mediante o qual a Sociedade adoptará uma pradaria de Cymodocea nodosa existente na Fuseta.
Entre outros compromissos, aquele contrato obriga a que a Sociedade Polis monitorize
a pradaria marinha sua protegida duas vezes por ano, estimando a sua área de distribuição, a densidade de plantas e o seu estado geral de conservação.
A Sociedade deverá realizar sessões de informação e sensibilização sobre as pradarias marinhas em geral e a pradaria protegida em particular, bem como a enviar informação às entidades responsáveis pela gestão ambiental da área de distribuição da pradaria marinha.
Recorde-se que o Ciclo de Conversas Sobre a Ria Formosa se iniciou em Olhão no passado dia 11 de Novembro, com uma sessão dedicada à avifauna na Ria Formosa, a que se seguiu, a 3 de Março passado, em Tavira, uma sessão sobre Turismo de Natureza.
Com o ciclo Conversas Sobre a Ria Formosa, pretende-se sensibilizar as populações e visitantes para a importância de preservar da diversidade biológica, social e cultural de que a Ria Formosa é um dos maiores referenciais a nível nacional e internacional.
Através do debate de várias temáticas ligadas à Ria, quer-se também revelar ao mundo a riqueza daquele ecossistema, que é preciso proteger e de que também o Programa Polis Litoral Ria Formosa se constitui como guardião.