quinta-feira, 19 de maio de 2011

20 de Maio- Dia Europeu do Mar

Ao longo dos tempos o homem tem vindo a estreitar a sua ligação ao mar, explorando o seu potencial económico em diversas vertentes como a pesca e o lazer, bem como as condições privilegiadas que oferece para o aprofundamento das relações entre países.
Lançado pela Comissão Europeia no âmbito da política marítima integrada, o Dia Europeu do Mar visa precisamente evidenciar a importância dos Oceanos e dos mares na sociedade, na vida da Terra e nos vários setores marítimos. Um papel fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio do nosso Planeta, mas nem sempre protegido pelos povos que dele dependem direta ou indiretamente.

Este dia, que coincide com a chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498, const! itui por isso um momento oportuno para reconhecermos a importância do mar para a prosperidade dos países da Europa, mas sobretudo para refletirmos sobre a nossa responsabilidade na sua preservação, adotando ou melhorando práticas que contribuam para a continuidade dos recursos e das oportunidades que lhe estão associadas.



Enquanto região costeira, o Algarve tem longa tradição na sua ligação ao mar, usufruindo das suas potencialidades nos mais diversos setores marítimos, bem como ao nível dos recursos marinhos e da própria beleza natural que empresta à região, enriquecendo-a como destino turístico de alta qualidade.
Consciencializarmo-nos sobre a importância do mar no desenvolvimento e bem-estar da nossa comunidade, é talvez a melhor forma de reconhecer esse privilégio, pois dessa consciência dependerá a sua sus! tentabilidade.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro