quinta-feira, 19 de maio de 2011

Olhão acolhe Taça da Europa de Marcha Atlética

Olhão será o palco, no próximo dia 21 de Maio, da 9ª edição da Taça da Europa de Marcha Atlética. Com cerca de 350 participantes oriundos de cerca de 40 países, estarão na cidade cubista alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade.

Na Avenida 5 de Outubro, em plena baixa olhanense, atletas de renome da Rússia, Espanha, Itália, França ou Portugal, entre outros países, vão participar em cinco provas, que têm início às 07h30 e prolongam-se até às 20h30 (50 Km Sénior M, 10 Km Júnior M 10 Km Júnior F, 20 Km Sénior M e 20 Km Sénior F). A prova rainha, os 20 Km Sénior Femininos, da qual Portugal é detentor da Taça do Mundo, fecha a competição ao final da tarde. Ana Cabecinha, marchante olhanense com óptimos resultados conquistados nos últimos tempos, é uma das cabeças de cartaz da competição.

Num recinto de excelência, com vista para a Ria Formosa, o percurso dos atletas será feito numa extensão de 1 quilómetro na avenida da baixa olhanense, prevendo-se que milhões de pessoas assistam pelas televisões de todos os países participantes ao desempenho dos marchantes. Para além disso, alguns milhares terão o privilégio de assistir ao vivo, em Olhão, a esta prova de dimensão mundial.
Em ano pré-olímpico, todos os atletas da modalidade querem marcar a sua posição e começar a ser alvo de atenções já na prova de Olhão, daí que os grandes nomes da marcha europeia estejam todos confirmados para a prova que se realiza na cidade algarvia.
Esta iniciativa, que permite transformar Olhão na capital do desporto europeu, é uma organização do Município de Olhão, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Europeia de Atletismo que conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, Associação de Atletismo do Algarve e Entidade Regional do Turismo do Algarve.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis e em constante actualização no sítio www.olhao2011.com.