sábado, 5 de fevereiro de 2011
UMA AVENTURA RADICAL NO CASTELO DE PADERNE
Projecto dedicado à Juventude passa por Albufeira
Este sábado, o Castelo de Paderne vai ser ‘invadido’ por jovens, que se encontram a visitar alguns dos monumentos classificados do Algarve. Trata-se de uma acção que pretende aproximar os mais novos da Cultura e que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira.
“Uma Aventura Radical nos Monumentos a Sul de Portugal” é o nome do projecto que vai levar os mais jovens a ‘ invadir’ os monumentos algarvios, com actividades ligadas à cultura, ao desporto e ao ambiente.
A iniciativa decorre ao longo do Ano Internacional da Juventude (Agosto de 2010 a Agosto de 2011) proclamado pela ONU, com a intenção de promover a paz, o respeito pelos direitos humanos e pela diferença e incentivar uma participação activa dos jovens nas suas comunidades.
Em cada mês, são dinamizadas actividades sobre diversas temáticas, sendo o mês de Fevereiro dedicado à Cultura. No dia 5, a ‘aventura’ arranca em Paderne, às 14h30, com a participação da Associação de Apoio à Pessoal Excepcional do Algarve – APEXA, que vai dar corpo ao projecto ‘Xcolha -Xcola’.
Seguem-se visitas a mais três monumentos classificados da região do Algarve: Fortaleza de Sagres, Castelo de Aljezur e Castelo de Castro Marim.
A aventura nos monumentos é uma iniciativa da Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude – IPJ, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Algarve e Direcção Regional do Algarve do Instituto de Desporto. O projecto conta, também, com a colaboração da Direcção Regional de Educação do Algarve, Governo Civil, os municípios onde estão localizados os monumentos e as associações locais de Desporto, Juventude e Cultura.