quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Autódromo Internacional do Algarve inaugura Central Fotovoltaica


Numa aposta clara ao nível das energias renováveis, o AIA - Autódromo Internacional do Algarve inaugura amanhã, 18 de Fevereiro, pelas 10h00, a sua Central Fotovoltaica, que proporcionará uma produção anual de energia eléctrica de 157.000 kWh/ano, cobrindo cerca de 30 % das necessidades do Algarve Motor Park, o equivalente a uma significativa redução de emissões de gases para a atmosfera.
Esta é a primeira central fotovoltaica para produção de energia eléctrica por parte da Galp Energia, num investimento de cerca de 750 mil euros, que resulta de uma parceria entre esta, a Parkalgar, proprietária do Autódromo, e a Efacec.
Na cerimónia oficial de inauguração, estarão presentes o director geral de Energia e Geologia, José Perdigoto, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, o presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, o presidente executivo da Efacec, Luís Filipe Pereira, e o administrador da Parkalgar, Paulo Pinheiro.
A instalação de uma Central Fotovoltaica é resultante das preocupações da Parkalgar com a sustentabilidade ambiental em todo o Algarve Motor Park, cujo aquecimento de águas sanitárias já é feito através de painéis solares, ao passo que a rega de espaços ajardinados reutiliza as águas residuais.
Para além de passar a ser uma referência na área das energias renováveis, neste dia o AIA é palco da apresentação do novo modelo de moto da conceituada marca inglesa Triunph, atraindo a Portimão jornalistas dos quatro cantos do mundo.